O SciBiz é um evento criado pela FEAUSP e organizado em conjunto pela AUSPIN, ocorre desde 2018, que visa conectar negócios e ciência. O evento deste ano foi realizado no InovaUSP e no prédio do Centro de Divulgação Internacional (CDI) dentro do campus capital da Universidade de São Paulo, entre os dias 20 e 23 de junho, onde o tema central desta edição foi “IA, Blockchain e IoT: Transformação digital e o futuro do trabalho “.
O evento reuniu líderes, startups, cientistas, investidores, executivos, estudantes e governos para compartilhar conhecimento, criar soluções e criar oportunidades de negócios para problemas reais e fazer networking. Foi uma grande celebração da cooperação e da busca do progresso científico e tecnológico, aproximando cada vez mais o ambiente acadêmico e mercado em busca de soluções para o benefício da sociedade.
Durante o evento a AUSPIN disponibilizou em seu espaço, idealizado pelo coordenador o professor Luiz Henrique Catalani, uma grande oportunidade de apresentar pitchs tecnológicos, vídeos com tecnológicas e protótipos de estudos e de startups, tudo desenvolvido dentro ambiente acadêmico da universidade, com a finalidade de mostrar o know-how tecnológico e científico que a USP tem em suas estruturas.
Portanto, o Showroom de Tecnologias da Universidade de São Paulo por ser uma iniciativa inédita da Agência USP de Inovação e financiada pelo Santander, teve como objetivo apresentar 30 tecnologias produzidas na universidade pelos cientistas e empreendedores.
O propósito era uma apresentação curta, direta e sintetizada da tecnologia, com os principais pontos relevantes nos resultados de pesquisa, e, assim, disseminar o conhecimento e permitir o aumento de sua visibilidade para o mercado.
Com isso, adicionando conhecimentos de mercado com o auxílio de alunos do Mestrado Profissional de Empreendedorismo FEA-USP, foram realizados 30 vídeos em formatos de pitchs que, além de explicar cada uma das tecnologias inscritas, também mostrou como essa tecnologia poderia ser utilizada para solucionar necessidades existentes em nossa sociedade, em que os vídeos ressaltam o estágio TRL (Technology Readiness Levels) das tecnologias e a quais ODS da ONU elas se relacionam. Ressaltando que o TRL é uma métrica divisional de nove níveis desenvolvida pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) permitindo que novas tecnologias sejam comissionadas para desenvolver uma padronização ou maturidade de entregas, com evidências bem objetivas e prontas para uma aplicação final.
Por isso após uma análise criteriosa destas tecnologias, realizada por um júri de especialistas da academia de do mercado, foram selecionadas 5 tecnologias vencedoras na edição do Showroom de Tecnologias by Santander 2023, em que ocorreram empates técnicos para as tecnologias dos segundo e terceiro colocados, e a tecnologia campeã se destacou por ser a mais próxima de sua aplicação final, ficando assim o resultado:
Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani com alguns dos vencedores do Showroom de Tecnologias
1º Lugar
TECNOLOGIA: SPIRON – NANOPARTÍCULA, PARA USO EM AGENTE DE CONTRASTE DE RESSONÂNCIAS MAGNÉTICAS (IQ-USP).
Premiados: Koiti Araki, Tiago Araújo Matias, Jeanifer Caverzan Da Silva, Robson Raphael Guimarães, André Luis Araújo Parussulo, Lilian Mussi e Wagner Vidal Magalhães.
2º Lugar
TECNOLOGIA: NANOCOMPÓSITOS MAGNETOLUMINESCENTES.
Premiados: Fernando Menegatti de Melo e Bruno Brandão.
2º Lugar
TECNOLOGIA: SISTEMA DE EXPRESSÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE MOLÉCULAS COM ATIVIDADE ANTIMICROBIANA, PROCESSO PARA CONSTRUÇÃO E USO DO REFERIDO SISTEMA.
Premiados: Viviane Abreu Nunes Cerqueira Dantas, Felipe Santiago Chambergo Alcalde, Beny Spira e Estela Ynés Valencia Morante.
3º Lugar
TECNOLOGIA: COMPOSTOS DERIVADOS DE BENZOFUROXANOS N-ACILIDRAZÔNICOS, PROCESSO PARA OBTENÇÃO DOS MESMOS, COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA E USO DOS REFERIDOS.
Premiados: José Alexandre Marzagão Barbuto, Ricardo Alexandre de Azevedo, Salomão Dória Jorge e Fabio Luiz Navarro Marques.
3º Lugar
TECNOLOGIA: PROCESSO PARA SÍNTESE DE UM CATALISADOR DE ÓXIDO DE RÊNIO, E PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE METANOL A PARTIR DE CO2 EM CONDIÇÕES SUPERCRÍTICAS.
Premiados: Pedro Vidinha, Reinaldo Camino Bazito, Maitê Gothe, Fernando Perez e Liane Marcia Rossi.
Para a edição de 2024 contamos com a participação de mais tecnologias disponibilizadas pela universidade e que deverão ressaltar a grandeza dos estudos e da viabilidade de aproximar cada vez mais as tecnologias desenvolvidas na USP para serem disponibilizadas em benefício da sociedade, contribuindo para o crescimento econômico-social do Estado de São Paulo e do Brasil.
Clique aqui e confira as 30 tecnologias que estão disponíveis para consultar.