CPEs

“O Programa FAPESP de Centros de Pesquisa em Engenharia usa o modelo bem-sucedido do Programa Especial CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e o associa ao PITE, no qual há uma empresa parceira co-financiadora da pesquisa, fortemente motivada para participar da definição dos temas focais a serem investigados, participar ativamente dos projetos de pesquisa, e para usar os resultados obtidos com o centro.

A característica mais importante do plano de ação de um Centro de Pesquisa em Engenharia é sua multiplicidade de missões. Na base de suas atividades, a missão principal é executar projetos de pesquisa complexos, na fronteira do conhecimento, orientados a problemas e à busca de resultados bem definidos, que colaborem para a formação de um centro de pesquisa de classe mundial durante sua existência. Adicionalmente, o plano do Centro deve desenvolver, a partir do núcleo de pesquisa internacionalmente competitiva, meios efetivos de transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento.

A complexidade da execução do plano de pesquisa de um Centro de Pesquisa em Engenharia requer financiamento de longo prazo e autonomia no uso de recursos. Esta exigência torna imperativo uma forte conexão institucional com o parceiro co-financiador e meios adequados para um rigoroso acompanhamento de suas atividades.

A premissa que fundamenta e orienta um projeto como o Centro de Pesquisa em Engenharia é a realização de pesquisa competitiva internacionalmente segundo os melhores referenciais mundiais de excelência . Desta atividade de pesquisa derivam os demais objetivos listados ao lado.”

 

CEPs Sediados na USP

RCGI – Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa

Financiamento Shell e Fapesp.

Centro mundial para estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de emissões de CO2.

Cidade: São Paulo/SP

Contato: rcgi@usp.br

Site: https://sites.usp.br/rcgi/

Coordenador responsável: Prof. Julio Romano Meneghini

 

C4AI – Centro de Inteligência Artificial

Financiamento IBM e Fapesp.

Grandes desafios que combinam aspectos fundamentais da inteligência artificial (IA) com aplicações em setores selecionados como agronegócio, clima, petróleo e gás, e saúde.

Cidade: São Paulo/SP

Contato: c4ai@usp.br

Site: https://c4ai.inova.usp.br/

Coordenador responsável: Prof. Fabio Gagliardi Cozman

 

SPARCBio – Centro de Pesquisa Avançada de São Paulo para Controle Biológico

Financiamento Koppert e Fapesp.

Desenvolver um modelo de controle biológico de pragas para regiões tropicais por meio de pesquisa internacional competitiva. Seus objetivos se concentram na descoberta de novos agentes para o controle biológico, no desenvolvimento de produtos e tecnologias para a agricultura moderna e sustentável e na geração de conhecimento sobre manejo integrado de pragas e doenças.

Cidade: Piracicaba/SP

Contato: contato@sparcbio.com.br

Site: https://www.sparcbio.com.br/

Coordenador responsável: Prof. José Roberto Postali Parra

 

Unidades CPEs parceiras

CINE – Centro de Inovação em Novas Energias (Shell) – em parceria com Unicamp e IPEN. Coordenador USP: Juarez Lopes Ferreira da Silva.

CRIO – Center for Research in Immuno-oncology – Sediada no Hospital Israelita Albert Einstein, com parceria com o
A.C. Camargo Cancer Center e a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.