Inteligência Competitiva

A área de Inteligência Competitiva da AUSPIN tem por objetivo fornecer relatórios para tomada de decisão em diversos níveis, desde os pesquisadores, para a implementação de políticas de inovação e pesquisa e empresas que busquem parcerias para desenvolvimento de P&D.

É um grande diferencial para a Universidade possuir um setor que consiga desenvolver estudos que ofereçam informações de inteligência tecnológica e de mercado para as pesquisas em desenvolvimento. Essa é uma prática comum em escritórios de transferência de tecnologia de universidades referências mundiais, mas ainda incipiente no Brasil.

A área oferece:

  1. Levantamento do Estado da Técnica- Tem o objetivo de apresentar uma visão sintética do estado da técnica de uma tecnologia e indicação de principais stakeholders, se utilizando de bases de dados nacionais e internacionais. É uma etapa fundamental no início de pesquisas tecnológicas para verificação dos requisitos de novidade e atividade inventiva para um possível pedido de patente, sendo um importante instrumento para tomada de decisão maximalizando a aplicação de recursos.

 

  1. Análise de mercado – Tem o objetivo de apresentar um mapa mercadológico com a indicação de aspectos como: tamanho, concentração do mercado, distribuição geográfica e por nicho, principais stakeholders e principais rotas tecnológicas em determinado setor. É um importante instrumento para a identificação de potenciais empresas para exploração de tecnologias já desenvolvidas, na prospecção de parceiros para desenvolvimento de projetos de codesenvolvimento, bem como na decisão de empreender na geração de uma nova startup.

 

  1. Portfólio tecnológico das empresas – Tem o objetivo de apresentar uma visão sintética das rotas e do portfólio tecnológico de uma determinada empresa. As informações presentes neste relatório levaram em consideração dados das seguintes fontes: patentes, estudos clínicos para a área de saúde, dados institucionais, de produtos e relatórios setoriais. Com essa somatória de informações, pode-se inferir sobre o atual portfólio de projetos atuais e futuros e quais as áreas de interesse futuro das organizações, sendo também importante instrumento para a construção de projeto de codesenvolvimento de longo prazo e análise de concorrência ou potencial investidor no caso de startups.

 

  1. Análise mercadológica de pesquisas e tecnologias – Tem o objetivo de apresentar dados mercadológicos e de desenvolvimento de tecnologias, registradas ou não, da Universidade de São Paulo, demonstrando o potencial mercadológico dessas tecnologias. É um instrumento para a identificação de potenciais empresas para exploração de tecnologias já desenvolvidas e para a decisão de empreender para gerar uma nova startup.

 

  1. Prospecção de parceiros: Visa identificar projetos e pesquisadores que possam contribuir com projetos de interesse da indústria. Esse levantamento auxilia na identificação de profissionais que desenvolvem pesquisas nas áreas de interesse das empresas facilitando o desenvolvimento de parcerias entre universidade/empresas.

 

Contatos

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