EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial)

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

UNIDADES EMBRAPII / USP

UNIDADE EMBRAPII DE CONSTRUÇÃO ECOEFICIENTE
CICS POLI USP – ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
A Unidade EMBRAPII CICS Poli USP atua, desde 2016, na área de Materiais, Componentes e Sistemas para Construção Ecoeficiente, desenvolvendo produtos e processos inovadores para empresas industriais da cadeia produtiva da Construção Civil e Infraestrutura, integrando o conhecimento de ciência dos materiais com os problemas práticos da aplicação em escala industrial, focada em ganhos de ecoeficiência e produtividade.

SITE: https://www.embrapii.poli.usp.br

CONTATO: Eng. MSc. Gisele Sanches da Silva

E-MAIL: contato@embrapii.poli.usp.br

TELEFONE: (11) 3091-4718

ENDEREÇO: Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº 83 – Ed. Paula Souza (Eng. Civil) – Sala S39 – Cidade Universitária

CEP: 05508-070

CIDADE: São Paulo

ESTADO: SP

 

UNIDADE EMBRAPII DE BIOCONTROLADORES DE PRAGAS AGRÍCOLAS
ESALQ/USP – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, é Unidade EMBRAPII credenciada para atuar com Biocontroladores e processos biotecnológicos no manejo sustentável de pragas agrícolas.

SITE: http://www.lea.esalq.usp.br/

CONTATO: Ítalo Delalíbera Jr

E-MAIL: delalibera@usp.br

ENDEREÇO: Avenida Pádua Dias, 11

CEP: 13418-900

CIDADE: Piracicaba

ESTADO: SP

 

UNIDADE EMBRAPII DE BIOFOTÔNICA E INSTRUMENTAÇÃO
IFSC/USP – INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
O IFSC – Instituto de Física da USP de São Carlos é uma instituição pioneira na parceria industrial que transforma ciência e conhecimento em tecnologia. É reconhecida pelo alto nível científico e excelente infraestrutura de laboratórios. Ao longo dos últimos anos, seus pesquisadores contribuíram com diversos projetos tecnológicos gerando vários produtos novos no mercado, frutos da parceria entre laboratórios e setor empresarial.

Credenciada como Unidade EMBRAPII – Centro de Pesquisa e Inovação em Biofotônica e Instrumentação, atende demandas de projetos de pesquisas em desenvolvimento de equipamentos Biofotônicos e Instrumentação Biofotônica em processos por meio da prospecção de projetos com as indústrias ou diretamente na unidade.

SITE: https://www2.ifsc.usp.br

CONTATO: Vanderlei Salvador Bagnato

E-MAIL: vander@ifsc.usp.br

ENDEREÇO: Avenida Trabalhador São-carlense, 400 – Parque Arnold Schimidt

CEP: 13566-59

CIDADE: São Carlos

ESTADO: SP

 

UNIDADE EMBRAPII DE TECNOLOGIAS ASSOCIADAS A POWERTRAIN
POLI/USP POWERTRAIN – ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
No cenário atual, que aponta grandes mudanças na Engenharia Automotiva mundial e, por decorrência no Brasil, a Escola Politécnica da USP apresenta a Unidade EMBRAPII Poli/USP Powertrain, que visa lidar com a parte mais sensível dessas mudanças, o Trem de Forças Veicular. A Unidade coloca à disposição da indústria automotiva brasileira uma equipe de pesquisadores com larga experiência e equipamentos de última geração na busca de pesquisas conjuntas que promovam o desenvolvimento de soluções inovadoras na área, seguindo o modelo de gestão e financiamento característico dos sucessos da EMBRAPII.

SITE: https://www.poli.usp.br/poli-usp-powertrain

CONTATO: Agenor de Toledo Fleury

E-MAIL: agenorfleury@usp.br

TELEFONE: (11) 97278-9862

ENDEREÇO: Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico, 380

CEP: 05508-010

CIDADE: São Paulo

ESTADO: SP

 

UNIDADE EMBRAPII DE QUÍMICA VERDE
TECNOGREEN – POLI/USP
A Unidade EMBRAPII TecnoGreen é resultado da união de pesquisadores da Escola Politécnica da USP nas diversas áreas de Engenharia. Há pelo menos 25 anos, são desenvolvidos projetos de PD&I em parceria com indústrias de diversos setores visando melhorar a competitividade. A Unidade foi criada com núcleo no LAREX (Laboratório de Tratamentos Reciclagem de Resíduos, e Extração) e conta, ainda, com os laboratórios: CEPEMA (Centro de Pesquisa e Educação em Meio Ambiente), NAP.Mineração USP, LTM (Laboratório de Tratamento de Minérios e Resíduos Industriais), LMS (Laboratório de Mecânica dos Solos) e Dempster (Laboratório de Espectometria de Massas).

SITE: https://www.poli.usp.br/pesquisa/embrapii-poli-usp

CONTATO: Jorge Alberto Soares Tenório

E-MAIL: tecnogreen@usp.br

ENDEREÇO: Avenida Prof. Luciano Gualberto, 380 – Travessa do Politécnico

CEP: 05508-010

CIDADE: São Paulo

ESTADO: SP