USP participou do 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria

USP, uma das 100 melhores universidades do mundo, promove a inovação.

 

No final de setembro, dias 27 e 28, no São Paulo Expo, ocorreu um dos maiores congressos de inovação da América Latina, o 10º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que reuniu líderes empresariais, governo, academia, especialistas internacionais e brasileiros onde a Universidade de São Paulo (USP) foi a única universidade pública presente com um estande que reuniu o time de inovação da USP, contando com a participação do Prof. Raul Gonzalez Lima (Pró-Reitor Ajunto de Inovação), Prof. Marcelo Zuffo (Coordenador do InovaUSP), com os Professores Luiz Henrique Catalani e Emanuel Carrilho (Coordenador e Vice-Coordenador da Agência USP de Inovação – AUSPIN), com os professores Josmar Andrade e André Fleury (AUSPIN) e com a Profa. Roseli de Deus (Escola Politécnica), além de funcionários da própria AUSPIN.

Este congresso é organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e idealizado pela MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) que teve como tema para este ano “Ecoinovação”.

Desta maneira, o evento promoveu uma reflexão sobre a ecoinovação e de como fazer para obter criações, investimentos, formações, incentivos e políticas públicas para o país avançar no futuro de forma sustentável, e de como deverá priorizar com a capacidade de inovação e a geração de oportunidades econômicas e sociais na corrida tecnológica com os impactos da revolução digital, para que possam impactar na qualidade da vida da população brasileira.

Por isso, a importância deste tema como uma tendência mundial que se consolida para promover novos negócios, modelos, parâmetros de sustentabilidade e de competitividade para a indústria, e que pode ter um suporte da universidade como agente colaborativo e participativo no aprofundamento de pesquisas e aplicações. É com este foco que a USP participou do congresso, com o objetivo de cada vez mais explorar seu know-how de cientistas e laboratórios para contribuir com todo processo de inovação que o país vem buscando realizar nestes últimos anos.

A USP, por ser uma das 100 melhores universidades do mundo, apresentou no seu estande as propostas e soluções tecnológicas de inovação e empreendedorismo, explorando a ecoinovação como o tema que resulta na redução do impacto ambiental, sendo canal de aproximação entre academia, indústria e governo, dos quais seus principais eixos foram: pesquisa aplicada; transferência de tecnologia; licenciamento e registro; educação e qualificação; parcerias para inovação e encomendas tecnológicas. Além do mais, neste congresso, a USP conseguiu realizar uma parceria inédita com a WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) que é uma entidade internacional de Direito Internacional Público, sediada em Genebra na Suíça. Portanto, a USP abre sua vitrine para a fronteira tecnológica nas suas diversas áreas de pesquisa para promover de forma eficaz a inovação.