Arena Santander no mês de agosto

Ao todo foram dez eventos, com foco em educação e empreendedorismo

O mês de agosto foi recheado de palestras e Workshops dentro da Arena. Ao todo foram dez palestras, com focos variados, tendo diversidade, educação e empreendedorismo como um dos focos.

A  programação da Arena Santander começou com a divulgação do programa Emerge Labs na primeira semana do mês. No dia 10, Adriano Levy, CEO da Geofindo, dirigiu um Workshop sobre Empreendedorismo Social. De forma a incluir todos os presentes, o evento teve diversas atividades que faziam todos a pensar como um empreendedor social, além de divulgar a sua importância e as principais áreas de atividade.

A Arena recebeu outro Workshop: Comunicação não violenta  & Interpessoal, dessa vez no dia 13. O palestrante visou ressaltar a importância de se comunicar de forma empática e honesta para criar uma comunicação mais assertiva e investigativa, que elimine os julgamentos e os insultos.

Uma palestra sobre Negócios extraordinários fechou a primeira metade do mês na Arena Santander. Usando exemplo dos cases de negócios de extraordinários que obtiveram sucesso, o evento discutiu a possibilidade de uma abordagem sistêmica e como ela pode gerar recursos a longo prazo.

A professora Tânia Christopoulos, da EACH-USP, retomou as atividades da Arena discutindo finanças sociais e inclusão financeira.O principal fonte da palestra foi evidenciar  as finanças sociais como uma alternativa dentro do sistema financeiro atual para promover maior inclusão social, o que geraria uma sociedade mais sadia.

No dia 23 a Arena recebeu uma palestra direcionada para Startups. Fábio Fiorotto, do polo de Ribeirão Preto da Agência USP de Inovação, discutiu e  apresentou o projeto Spin-off Lean Acceleration (SOLA) para graduandos e pós-graduandos da Universidade.

Fabio Fiorotto apresentou a plataforma internacional de Startups
(Foto: Mariana Gonçalves)

O prof.Dr. Rodolfo Politano, IPEN-USP,  apresentou do diversos modelos dinâmicos e seus efeitos na difusão de tecnologia e em planejamento P&D. Direcionado para todos os interessados em planejamento tecnológico, o professor deu aos presentes diversos exemplos de sucesso e mostrou como os modelos são importantes no desenvolvimento tecnólogico.

Já no dia 30 a Arena recebeu uma palestra sobre a liderança das mulheres no mercado de trabalho. Lucimar Reis, Country Director da United Airlines no Brasil, falou sobre o trabalho desenvolvido pela companhia para desenvolver o empoderamento feminino. 

Lucimar apresentou e discutiu dados e projetos sobre as mulheres dentro do mercado de trabalho no brasil e no mundo.
(Foto: Mariana Gonçalves)

No mesmo dia, foi a vez da Arena receber o Ensina Brasil, que levou três especialistas em educação para a Arena – Erica Butow, CEO e co-fundadora do Ensina Brasil, Tábata Amaral co-fundadora do Mapa Educação e do Movimento Acredito e Caio Dib fundador do Caindo no Brasil. Eles discutiram a atual situação educacional do país e como ela pode atuar, além de apresentarem suas trajetórias profissionais.

No final, os presentes fizeram perguntas aos três palestrantes. (Foto: Bruno Nossig)

O último evento também foi focado em educação, desta vez com o mantra: “Aprendendo a aprender”. A psicóloga da Master Aprendizagem, Danielle Rezende de Paula, evidenciou atitudes a serem tomadas, como por exemplo, se responsabilizar pela sua própria aprendizagem e um bom hábito de sono.

 

Danielle Rezende discutiu formas para aumentar o auto-conhecimento. (Foto: Bruno Nossig)