Novo coordenador da Agência USP de Inovação nomeado nesta quarta

Prof. Dr. Antonio Carlos Marques do Instituto de Biociências é o novo coordenador da Agência

A partir desta quarta, dia 21 de março, o Agência USP de Inovação tem um novo coordenador: o professor Antônio Carlos Marques, da Instituto de Biociências (IB) da USP. Marques substitui o professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), que esteve no cargo desde março de 2011.

Antônio Carlos Marques é professor titular do Instituto de Biociências (IB) da USP desde 2000. Obteve seu doutorado em 1997 pela Universidade de São Paulo, com estágios pós-doutorais no Naturalis (Leiden, Holanda) e na Universidad de València (Espanha). É Research Associate da Smithsonian Institution (Washington DC, EUA). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação e Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa do IB, além de diretor do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar). Coordena diversos projetos científicos na área de Biodiversidade Marinha, inclusive de -ômicas. É membro da Brazilian Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (BPBES), Co-Chair of Strategy and Science of the Ocean Biogeographic Information System (OBIS, Unesco-IODE), assessor eventual da ONU, MCTIC, MEC, MMA, entre outros, em que colabora com a transmissão de conhecimento para políticas públicas.

A Agência

A Agência USP de Inovação é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. Sua criação foi formalizada através da Resolução USP no. 5175 de 18 de fevereiro de 2005.