IMBR Agro, Clubbi e Cromai: conheça os projetos com raízes na USP

A Universidade de São Paulo está comprometida com a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia. Ter no mercado empresas de grande relevância ligadas à universidade é causa de orgulho e fonte de inspiração. A interação entre empresas e instituições acadêmicas é uma prática cada vez mais comum e valorizada. Essa colaboração não apenas impulsiona a inovação e o desenvolvimento tecnológico, mas também contribui para o crescimento econômico e social de uma região. Neste contexto, as empresas Cromai, Clubbi e IMBR Agro se destacam não apenas por suas atividades comerciais, mas também por suas estreitas relações com a USP. Conheça os projetos!

1. Cromai: Inovação em Tecnologias Ambientais

A Cromai é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras para a tomada de decisões agroindustriais. Fundada em 2011, ela tem como missão possibilitar que fazendas atinjam o máximo potencial produtivo a partir do uso da inteligência artificial.

Ela mantém uma forte conexão com a Universidade de São Paulo, especialmente com o Instituto de Química (IQ-USP). Professores e pesquisadores do IQ-USP têm colaborado com a Cromai em projetos de pesquisa aplicada, visando o aprimoramento de suas tecnologias de tratamento de efluentes e a busca por soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Além disso, a Cromai tem se beneficiado da infraestrutura laboratorial e dos recursos humanos altamente qualificados disponíveis na USP. Por meio de convênios e parcerias de pesquisa, a empresa tem acesso a equipamentos de ponta e ao conhecimento especializado de cientistas e técnicos, o que tem impulsionado significativamente seu processo de inovação.

Entre seus projetos que utilizam a inteligência artificial, dois merecem destaque: o Cromai Scan e o Cromai Sentinel. O primeiro processa imagens de drones, utilizadas para a pulverização localizada e eficiente de infestações em áreas de manejo. Já o segundo, permite a automatização de análises de impureza vegetal, uma solução pioneira no mercado brasileiro. Dessa forma, a empresa busca alçar os produtores para um novo patamar de eficiência, produção e sustentabilidade.

A colaboração entre a Cromai e a USP não se limita apenas à esfera acadêmica.  A empresa, reconhecida como uma das mais promissoras do mundo agro, também tem participado ativamente de programas de estágio e recrutamento de talentos, proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional para estudantes e recém-formados da universidade.

1. Clubbi: Tecnologia e Agilidade para pequenos negócios

A Clubbi é uma startup brasileira que atua no setor de negócios, oferecendo soluções para mercadinhos de bairros e mercearias. Sua relação com a Universidade de São Paulo é mantida por um dos fundadores, Alexandre Farber, formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica.

A empresa oferece uma plataforma de comércio online que permite aos varejistas comprarem tudo o que suas lojas precisam em apenas um lugar. Por esta razão, a Clubbi oferece uma variedade de mais de 8000 produtos de mercearia, bebidas, limpeza e higiene.

Um dos principais objetivos é oferecer preços competitivos e entregas em até 24 horas, com variadas opções de pagamento, como pix, cartão de crédito ou depósito bancário. A empresa investe na modalidade B2B, Business to Business, um modelo de negócios entre empresas, para manter o pequeno comerciante inserido no mercado digital. Futuramente, a Clubbi deseja atender um público de mais de dez mil varejistas.

1. IMBR Agro: Pesquisa e Desenvolvimento em Biotecnologia Agrícola

A IMBR Agro é uma empresa brasileira que atua no segmento de biotecnologia agrícola, desenvolvendo e comercializando produtos e soluções inovadoras para o mercado agropecuário. Fundada em 2018, a empresa tem como foco principal a pesquisa e o desenvolvimento de biotecnologias aplicadas à agricultura, visando o aumento da produtividade e da sustentabilidade no campo.

Idealizada por três alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP) e por um aluno da Escola Politécnica (Poli-USP), a startup mantém sólida parceria com a Universidade de São Paulo. Atualmente, a empresa faz parte do ecossistema Agtech Garage, o principal hub brasileiro de agtechs, localizado em Piracicaba.

A plataforma da IMBR Agro é composta por dados do GeoInfo/Embrapa, que permite o compartilhamento de dados espaciais, e da ferramenta de gestão ZARC, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Essas informações geram um banco de dados responsável por medir riscos agroclimáticos em áreas de cultivo e orienta sobre as épocas de cultivo de determinados produtos agrícolas em que há o menor risco de perda de produtividade, a chamada quebra de safra. Esses dados também podem ser utilizados para oferecer notas de riscos financeiros aos produtores.

Além disso, a IMBR Agro tem se beneficiado da infraestrutura laboratorial e dos recursos técnicos disponíveis na USP, que incluem equipamentos de última geração e instalações de pesquisa de ponta. Esses recursos têm sido essenciais para o desenvolvimento de testes e ensaios pré-clínicos, bem como para a avaliação da segurança e eficácia dos produtos desenvolvidos pela empresa.

A colaboração entre as empresas Cromai, Clubbi e IMBR Agro e a USP não apenas impulsiona a inovação e o desenvolvimento tecnológico em suas respectivas áreas de atuação, mas também gera impactos significativos na economia e na sociedade como um todo. Completando 90 anos de história em 2024, a universidade se preocupa cada vez mais com o futuro!

Por: Julia do Nascimento Martins e Paloma Lazzaro Saliba