Grupo da Poli cria projetos de automação para governos e empresas

Sistemas do GAESI impactam áreas de comércio exterior, mobilidade urbana e fiscalização antifraude, conta coordenador

O Momento USP Inovação desta semana apresenta o Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais da Escola Politécnica da USP. O GAESI atua na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de automação e gestão de processos, principalmente na gestão portuária e aeroportuária. Eduardo Mario Dias, coordenador do grupo, conta que, desde 1990, quando a iniciativa surgiu no Departamento de Engenharia Elétrica da Poli, o GAESI trabalha nas áreas de logística, rastreamento de cargas, mobilidade urbana e cidades inteligentes.

Há 20 anos o GAESI desenvolve sistemas de automação portuária para o sistema brasileiro de portos. Eduardo Dias conta que o grupo busca o desenvolvimento do país, por meio, principalmente, da diminuição do “Custo Brasil”, uma vez que as ações do GAESI estão intimamente ligadas aos processos de importação e exportação do país. No comércio de carnes, por exemplo, um projeto inovador de rastreamento da cadeia do frio da carne foi desenvolvido para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Integrando pela primeira vez a Receita Federal ao Mapa, cria-se um Portal Único de Comércio Exterior, diminuindo consideravelmente o Custo Brasil para exportações e o risco de fraude.

Prestando serviço a grandes clientes – como governos de estado, prefeituras, Companhia Docas e Petrobras – o GAESI tem pela frente o desafio de estender projetos de rastreamento para o resto da cadeia produtiva, além de impactar em outras áreas da sociedade. O coordenador do grupo dá exemplo de trabalhos em desenvolvimento no GAESI: automatização de semáforos de trânsito, controle de temperatura de vacinas e fiscalização de adulteração de bombas de gasolina.

Momento USP Inovação, boletim semanal, parceria entre a Agência USP de Inovação e a Rádio USP.

Produção e apresentação Verônica Lopes

Ouça a entrevista na íntegra…

VOCÊ PODE GOSTAR ...