Novo edital visa a aplicar projetos universitários na sociedade

Professores e alunos de graduação e pós-graduação podem participar do edital Empreendedorismo Social

O Momento USP Inovação desta semana abordou o edital Empreendedorismo Social, que foi lançado no dia 15 de janeiro. Quem conta sobre a iniciativa é a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão da USP.

Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens

A ideia do edital surgiu a partir da necessidade de visitas às unidades de ensino, a fim de escutar as demandas da comunidade e delinear medidas capazes de envolver a USP e a sociedade, comenta a professora. Partindo de uma ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Agência USP Inovação, foi criado o edital Empreendedorismo Social, com o objetivo de expandir para a sociedade iniciativas empreendedoras de cunho social que foram criadas no ambiente universitário. Além disso, Maria Aparecida explica que, a partir do edital, os projetos também ganham mais visibilidade e oportunidade de implementação.

O edital está dividido em quatro categorias: alunos de graduação, alunos de pós-graduação, jovens professores – contrato de até seis anos – e docentes USP. Dois projetos serão executados por cada categoria durante 24 meses, recebendo auxílio financeiro de 25 mil reais. Os responsáveis pelas iniciativas  também terão que manter relatórios atualizados sobre os impactos que aconteceram no espaço de atuação. No final, os dois melhores projetos serão premiados e destacados em um evento especial.

As inscrições poderão ser feitas de 1 de fevereiro a 4 de março, a partir do edital disponível no sistema Apolo. Os projetos serão selecionados por uma comissão de pessoas indicadas pelos pró-reitores e Agência USP Inovação, com previsão do resultado final para 30 de abril. Os projetos podem ou não estar em andamento para realizar a inscrição.

(Informações por Jornal da USP)