ONGs podem inscrever projetos e receber consultoria em gestão

Projeto de alunos da FEA, em São Paulo, abriu chamada pública para que organizações mandem propostas de parceria

Ilustração: Sebrae / Tungilik / CC0

Organizações sem fins lucrativos e grupos sociais interessados em receber consultoria gratuita em gestão de estudantes da USP podem participar de chamada pública do Pesc até 31 de julho. O Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (Pesc) é realizado por alunos dos cursos de graduação em Administração, Economia, Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo.

Para participar, as instituições devem encaminhar suas propostas ao e-mail pesc@usp.br. O projeto deve conter identificação da organização: nome, telefone, e-mail, website, endereço e responsáveis legais; área(s)/setor(es) de atuação da organização; missão e principais atividades desenvolvidas; quantidade de pessoas atendidas/beneficiadas pela organização; estrutura da organização e/ou grupo social; quantidade de unidades, funcionários e voluntários; descrição das principais dificuldades enfrentadas pela instituição e a proposta de participação para os alunos; resultados pretendidos, metas e indicadores de progresso; orçamento e origem dos recursos; outras informações julgadas relevantes.

A consultoria é dividida em dois momentos: os estudantes compreendem como se dão as atividades das instituições e buscam identificar oportunidades e pontos a serem melhorados nos processos. Ao final desta primeira fase, os alunos e as organizações ou grupos sociais reúnem-se para discutir esses pontos, definem estratégias e elaboram um plano de trabalho para melhorá-los. Na segunda fase, os grupos passam a acompanhar a implementação desse plano, em parceria com a equipe da entidade, visando a alcançar os resultados objetivados.

As propostas serão analisadas pelos coordenadores do programa, verificando o cumprimento dos requisitos: elegibilidade das organizações e grupos sociais; atendimento ao objetivo da chamada pública; viabilidade técnica e impacto social.

O Pesc é um programa de voluntariado universitário criado em 2001. Eles se definem como um programa que estimula a “visão empreendedora para a ação social”. Todas as informações e especificações estão disponíveis neste link.