Incubadora ajuda empreendedores sociais a criarem negócios inovadores

Projetos podem ser inscritos até dia 8 de julho e consultoria será realizada por estudantes da USP, em São Paulo, durante 4 meses

Ajudar empreendedores sociais a criarem negócios inovadores, que geram alto impacto e são financeiramente sustentáveis. Esta é a proposta da Incubadora da FEA Social, que oferece gratuitamente consultoria a partir de uma metodologia própria.

A incubadora oferece cinco pilares no seu programa: capacitação e treinamento, suporte em gestão e desenvolvimento de produto, desenvolvimento pessoal dos empreendedores, rede de mentores e conexão entre empreendedores.

A seleção dos empreendimentos ocorre em duas fases: a primeira vai até 8 de julho, através do preenchimento de um formulário, que possui um envio opcional de carta ou vídeo de até dois minutos. Já a segunda fase ocorrerá entre os dias 15 e 30 de julho e é realizada por meio de entrevistas on-line. O formulário está disponível aqui.

São três vagas para os projetos, que receberão consultoria gratuitamente e terão quatro meses de incubação. Ela é realizada por uma equipe de 16 estudantes dos cursos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo. Há ainda a colaboração de mentores e professores da FEA.

A metodologia foi criada pela própria FEA Social, organização sem fins lucrativos gerida por alunos da FEA e responsável pelo projeto da incubadora, após estudo da abordagem de entendimento e resolução de problemas trazida pelo Design Thinking e sobre como a metodologia Startup Enxuta repensa o desenvolvimento de produtos e serviços.

A metodologia foi desenvolvida em duas etapas. A primeira se baseia na identificação do problema que o empreendedor deseja resolver, passando por etapas de imersão e análise de dados, buscando validar o problema para chegar à solução.

Na segunda, após o problema validado, tenta-se criar soluções que maximizem o valor gerado para os clientes e beneficiários. Para isso se passa pela fase de ideação e prototipação e do ciclo build measure learn, com o objetivo de criar um produto ou serviço que gere o máximo de valor para o cliente e beneficiário e também seja escalável no mercado.

Mais informações: Incubadora da FEA Social

Por Jornal da USP