O que significa Design Thinking?

(imagem: Gabrielly Borges)

Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.

Raoni Pereira, Design Thinker da Echos (Escola de Design Thinking) e especialista em facilitar processos de aprendizagem utilizando o design como instrumento de transformação, aponta que a importância de se utilizar o método em empresas é enorme, principalmente nos dias atuais, já que surgem desafios para novos negócios.

Etapas do Design Thinking (imagem: Mariana Arrudas)

“Esses novos desafios estão relacionados a conseguir operar na complexidade, cada vez maior, lidando com a diversidade, cada vez mais importante. Também com o avanço exponencial da tecnologia, mais presente no nosso dia a dia. Nesse cenário o design se apresenta como um caminho eficaz de aprendizagem e inovação, trazendo clareza para lidar com as demandas de transformações rápidas e volatilidade enfrentadas pelos negócios”, explica.

O método possui algumas fases para acontecer. Raoni lembra que “O Design Thinking não é uma receita de bolo mas sim uma mudança de atitude que irá ajudar as empresas a atuarem nas novas formas de trabalho que estão emergindo e também a dar respostas mais rápidas ao mercado, assim como já fazem as startups que já nascem com essa nova mentalidade”. 

A primeira etapa é a empatia para com o consumidor, nela os desenvolvedores buscam entender o que seu cliente precisa e buscar por soluções eficientes. “Os valores do design, empatia, a capacidade de olhar para os outros traduzindo dores e desejo em oportunidade de negócio, a colaboração, que é a capacidade de construir conhecimento conjunto”, completa Raoni. 

Em seguida, é preciso definir o foco para o projeto e então idear as opções para a solução do problema encontrado. Após o processo que pode ser realizado “no papel”, é preciso prototipar o que será construído e comercializado. 

Depois do protótipo pronto, é a hora de testar com usuários se o produto realmente funciona ou não, e por fim, implementar o resultado final. Após testar e se atentar ao feedback para melhorar o protótipo, a mercadoria já pode ir para as lojas. 

Ainda sobre os valores, Raoni levanta a questão da experimentação: “É a capacidade de testar ideias de forma rápida e eficiente, sem medo do julgamento. Isso ajuda as empresas a gerar relações mais produtivas e promover equipes de alta-performance que por consequência irão conduzir projetos que irão dar respostas mais rápidas e assertivas no mercado em constante transformação”.  

“A partir do momento em que o Design Thinking começa a ser entendido e posto em prática ele é capaz de criar um ambiente propulsor da inovação, moldando uma nova cultura que vai se desenvolvendo. Isso torna a empresa mais pró-ativa na sugestão de soluções, com atitudes mais centradas no cliente, e com propostas de novas abordagens, produtos e serviços que são mais humanas e, portanto, mais desejáveis”, finaliza Raoni sobre o método. 

Por Mariana Arrudas

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