Maratona de programação na USP busca soluções em blockchain

Qualquer pessoa pode participar do hackathon, em São Paulo; as inscrições terminam dia 16 de agosto

Maratonas de programação reúnem diferentes pessoas para encontrar soluções utilizando a tecnologia – Foto: USPCodeLab

Os hackatons, maratonas de desenvolvimento de ideias e soluções em programação, estão em alta na USP. No último final de semana de agosto, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP sediará o HackSBSeg, um hackaton sobre segurança de informação que terá como tema Utilizando blockchain para criar aplicações distribuídas e segurasO evento disponibiliza 40 vagas para quem quiser participar da maratona.

O HackSBSeg ocorrerá das 14 horas do dia 31 de agosto, sábado, às 16 horas do dia 1° de setembro, no Centro de Competência em Software Livre (CCSL) da USP, localizado no IME. O evento faz parte do fórum para divulgação de resultados de pesquisas, debates e atividades ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais, o Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).

O blockchain é uma tecnologia famosa por permitir o armazenamento de dados de forma segura, aberta e distribuída. Ela foi popularizada pelo crescimento do bitcoin, que usa um blockchain para guardar e validar movimentações financeiras sem a necessidade de uma entidade central controladora.

A maratona não é restrita à comunidade USP: qualquer interessado em tecnologia e segurança de informação pode se inscrever para uma das vagas oferecidas, com preferência para participantes inscritos no SBSeg 2019. As inscrições serão abertas às 17 horas do dia 14 de agosto e se alongam até 22 horas do dia 16 de agosto. Os critérios de seleção estão disponíveis em detalhes no regulamento.

As inscrições são individuais, mas é possível participar em times. O interessado pode indicar até três outras pessoas com quem deseja participar do hackaton. Porém, os outros membros da equipe também devem preencher seus próprios formulários. A inscrição deve ser realizada neste link.

O evento permite utilizar projetos antigos como base no HackSBSeg, desde que se crie algo novo a partir deles. Também é liberado o uso de serviços de terceiros, como APIs, projetos de código aberto, bibliotecas e frameworks.

A organização é do USPCodeLab (UCL), grupo de extensão universitária que tem como objetivo estimular a inovação tecnológica na USP, e do IMEsec, que estuda segurança da informação. O IME fica na Rua do Matão, 1010, campus Cidade Universitária da USP, Butantã, São Paulo.

Mais informações: https://sbseg2019.ime.usp.br/hackathon.html

Informações do Jornal da USP.