Equipe de alunas da USP ganha prêmio em Hackathon nos EUA

Por Giovanna Kim e Lívia Moraes

Quatro estudantes da USP desenvolveram o app ABC e ganharam o prêmio de melhor solução na categoria “Comunicação para impacto” no ASU Devex World Hackathon nos EUA. A conquista é fruto de uma ideia desenvolvida no SheHacks, hackathon promovido pelo Codelab/USP voltado às mulheres. O projeto foi feito como uma solução para alfabetização de adultos que não sabem ler ou escrever, que somam 750 milhões no mundo. Conheça esse time de mulheres da USP e seu aplicativo ABC, reconhecidos internacionalmente.

Foto da equipe do MALL e o “Beto” do aplicativo ABC

Marina Machado, Ana Laura, Luiza Pereira e Luisa Souza são estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP). De diferentes regiões do país, as quatro se uniram ao ingressar no curso de ciências da computação e desenvolveram um projeto para melhorar os índices de educação do país e do mundo.

A equipe do MALL, cujo nome é formado pelas iniciais de cada uma das integrantes do grupo, disputou a última edição do SheHacks, um hackathon voltado para mulheres universitárias organizado pelo Codelab e apoiado pela USP e UFABC. Nesta edição, o tema era voltado a desenvolver soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e a equipe do MALL venceu o terceiro lugar com a criação do aplicativo ABC, destinado a alfabetizar jovens e adultos que ou possuíam analfabetismo funcional ou eram 100% analfabetos.

Marina Machado conta sobre como a ideia do grupo surgiu: O nosso projeto surgiu no SheHacks, que era sobre qualidade de vida. A partir daí, a gente fez o nosso toró de ideias, ou brainstorming, para realmente pensar em algo que se encaixasse no tema do hackathon e que nós também acreditássemos. A gente foi pensando em várias coisas, surgiram várias ideias pautadas no nosso cotidiano, como aplicativos voltados à melhoria da saúde mental, só que a gente queria sair um pouco mais da nossa bolha de privilégio, e pensar em outras coisas que também impactam a qualidade de vida. Assim, pensamos na questão da alfabetização, pois muitas vezes não temos ideia do que é ser uma pessoa analfabeta, e é algo que impacta muito a vida das pessoas”.Foto: Participação da Equipe do MALL na SheHacks

O grupo destaca a importância de pensar além da própria realidade de cada uma das integrantes, o que levou a equipe do MALL a estabelecer a ideia de criar um aplicativo de alfabetização já que, de acordo com suas pesquisas para o SheHacks, não haviam aplicativos sobre o tema voltado à jovens e adultos. 

Para elas, a união da equipe e o trabalho com algo que impactasse a vida de milhões de pessoas foi o que trilhou o caminho do grupo até o Devex.

No SheHacks, o grupo se dedicou em criar um bom embasamento teórico para construir o protótipo do ABC. Luiza Pereira comenta que o levantamento de dados foi necessário para evitar possíveis estigmas sobre o uso do aplicativo por analfabetos: “(…) muitas vezes as pessoas “arranjavam dificuldades”, questionando se os analfabetos sabem usar um celular ou se saberiam usar o aplicativo. De certa forma, esses questionamentos fortaleceram a nossa ideia, porque para cada pergunta desse tipo, fomos atrás de estudos que comprovam que sim, é possível um analfabeto usar esses recursos”. 

Luiza Souza relata o envolvimento de outras profissionais no processo: “Eu acho importante falar também que para fazermos o nosso projeto, consultamos duas pedagogas”, Elmara Pereira de Souza, formada em Letras pela UESB e Beatriz Padilha de Souza, graduanda de Pedagogia na UFSCar.

Fotos do aplicativo ABC

Para o grupo, a participação em um hackathon como o SheHacks, voltado às mulheres, foi muito importante, pois o mercado da programação tende a possuir uma representatividade menor de mulheres atuantes na área. A equipe do MALL ressaltou que ver outras mulheres desenvolvendo bons projetos e ser orientada por mulheres líderes em suas áreas, trouxe uma sensação de inspiração e conforto. As quatro participantes afirmaram que essa experiência fez com que se sentissem “acolhidas”. 

Após a participação no SheHacks, o grupo foi indicado para participar do Devex World Hackathon, evento criado em parceria com a Arizona State University, disputando a categoria Communicating for Impact (em português, ‘Comunicação para impacto’).

No hackathon do Devex, a equipe do MALL competiu com diversos países e um dos pontos constantemente abordados no evento era a relação dos projetos com os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU . Para a equipe do MALL, o aplicativo ABC tem relação com praticamente todos os 17 ODS da ONU. No evento, Ana Laura falou sobre um ODS da ONU em específico, o 16.10, que trata do acesso público à informação e a proteção da liberdade fundamental: “Nós acreditamos que nosso projeto é realmente relacionado ao ODS, pois as pessoas que não conseguem ler ou escrever, dificilmente possuem acesso à informação. Quando elas têm acesso, não conseguem ler, portanto não conseguem se beneficiar disso.(…) Dessa forma, nosso projeto pode auxiliar no acesso à informação. (…) Em relação à liberdade fundamental, sabe-se muito bem que o analfabetismo pode prejudicar a liberdade de expressão, seu desenvolvimento e o exercício da cidadania, portanto, nosso projeto também ajuda a garantir essa liberdade fundamental.”   

O grupo explica que o principal objetivo sustentável da ONU enquadrado ao projeto foi o quarto, de garantir acesso à educação inclusiva e equitativa de qualidade a todos. As participantes também mencionaram o PNE (Plano Nacional de Educação), que tinha como um dos objetivos principais zerar as taxas de analfabetismo absoluto  até 2024, através da Meta 9. O grupo acredita que a educação tem o poder de transformar vidas e, seguindo esses objetivos, esperam um impacto positivo na sociedade através do uso democrático do ABC.

A equipe do MALL ressalta a importância de promover eventos como o Devex no Brasil, trazendo equipes internacionais e brasileiras para apresentar os projetos e ideias que possuem, principalmente porque reconhecem que o domínio da língua estrangeira é um privilégio perante outras pessoas que não têm, e isso dificulta que outras ideias ganhem mais reconhecimento e repercussão.

Após vencer o primeiro lugar da categoria indicada no Devex, a equipe do MALL afirma que os próximos passos são melhorar o aplicativo e colocar o projeto em prática, e que está traçando o caminho para conseguir aportes financeiros, mentorias e outros recursos que possam auxiliar no desenvolvimento desta nova etapa.

Como dica para futuros empreendedores, as garotas da equipe do MALL dão seu conselho: “Acho que o principal é acreditar nas suas ideias e abraçá-las, além de pensar no impacto que elas podem causar (…). E também não se apressar com os projetos, pensar bem em como desenvolvê-los (…). Acreditar no projeto e desenvolver da forma que desenvolvemos foi o que tornou a nossa experiência muito mais leve, então é importante abraçar as nossas ideias e acreditarmos nela.”

Confira a entrevista da Ana Laura no evento da Devex, representando a equipe equipe do MALL, acessando o link no tempo 3:12:00: https://pages.devex.com/devex-world-2020-watch.html

Confira o pitch da equipe equipe do MALL para o Devex (em inglês): https://pages.devex.com/devex-world-2020-hackathon.html

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