Descubra a importância que os projetos da AUSPIN podem ter na sua jornada acadêmica

Por: Geovanna Moraes

Ao ingressar em uma universidade que possui a ciência, a pesquisa e a inovação como uns de seus grandes pilares como é a Universidade de São Paulo, responsável por mais de 20% de toda a produção científica no Brasil, atividades de extensão e práticas que estimulem o empreendedorismo passam a ser presentes no cotidiano de muitos alunos. E qual é a importância da AUSPIN nesse processo?

A Agência USP de Inovação possui diversos programas e ações que visam estimular o empreendedorismo e a inovação tanto para alunos da graduação e pós-graduação quanto dos docentes em geral. São promovidos anualmente premiações, eventos, projetos de incentivo, mentorias, bolsas de intercâmbio e outras atividades que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento, como por exemplo a Jornada do Empreendedorismo USP, o Hub USP de Inovação e o Webinar “Fala Inovação!”. Mas você imagina qual é o real impacto dessas atividades na jornada acadêmica e profissional dos envolvidos?

A aluna Aylla Ermland, estudante de Ciências Biológicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) foi contemplada com a Bolsa de Intercâmbio na modalidade Empreendedorismo no ano de 2020 e teve a oportunidade de dar continuidade no seu projeto sobre o estudo do protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, que afeta milhões de pessoas no mundo, no Center for Tropical and Emerging Global Diseases (CTEGD), na University of Georgia, Estados Unidos. 

“Quando fui escolhida para receber a bolsa, meu projeto envolvia a descoberta de novas drogas contra o Trypanosoma cruzi.  Devido a pandemia, pude realizar o intercâmbio apenas em 2022, e o projeto acabou tomando outros rumos. Hoje, estou trabalhando na adaptação da técnica de Crispr/Cas9 em T. cruzi, que permite a edição do genoma deste parasita para a caracterização de novas proteínas, e também para a descoberta de mecanismo de ação de drogas.”

Aos 22 anos, a Aylla conseguiu apresentar o trabalho que vem desenvolvendo no evento 31st Annual Molecular Parasitology & Vector Biology Symposium, organizado pela University of Georgia, e conta também como tem sido a sua experiência em outro país.

“O intercâmbio está sendo uma das melhores experiências da minha vida. Além de poder praticar o inglês, tive o prazer de conhecer pessoas do mundo todo e ter contato com diferentes culturas. A experiência internacional abriu portas para novos sonhos, que antes eu achava que eram impossíveis para mim, como a possibilidade de fazer mestrado ou doutorado em outro país após a graduação. A rotina de laboratório nos EUA tem um ritmo acelerado, o que me fez ser mais independente por praticar o processo de tomada de decisões e de solução de problemas quando os resultados não saiam como o esperado. Aqui nos EUA também tive contato com novas metodologias e usei equipamentos que nunca tinha tido contato antes, o que tenho certeza que contribuirá na minha formação.”

Esse é apenas um dos exemplos de como os projetos promovidos pela a Agência USP de Inovação estimulam o crescimento pessoal e profissional dos envolvidos por meio da inovação e do empreendedorismo, atingindo alunos dos mais diversos cursos e áreas do conhecimento. A AUSPIN tem satisfação em colaborar para tirar grandes ideias do papel e colocá-las em prática, impulsionando não só o desenvolvimento da Universidade de São Paulo como consequentemente do Estado e da sociedade como um todo.

VOCÊ PODE GOSTAR ...