A Agência

A Agência USP de Inovação é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. Sua criação foi formalizada através da Resolução USP no. 5175 de 18 de fevereiro de 2005.

Atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado na Universidade de São Paulo, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações.

Oferece apoio aos docentes, alunos e funcionários da USP na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como, comunicar para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida pelos pesquisadores da USP.

Por meio de incubadoras de empresas, de parques tecnológicos e de treinamentos específicos, promove o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. Trabalha também na transferência de tecnologias, preocupando-se em colocá-las à disposição da sociedade.

A Agência USP de Inovação está presente em todos os campi da USP: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Eixos de ação e focos:

  • Incentivo à inovação – Propriedade intelectual
  • Transferência de tecnologia
  • Prospecção em CT & I
  • Parcerias com o setor privado e governamental
  • Promoção da internalização da pesquisa na empresa
  • Extensionismo para a competitividade
  • Suporte ao empreendedorismo
  • Comunicação e difusão da inovação em projetos estratégicos
  • Cooperação nacional e internacional para a promoção da inovação.

Missão

Promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade de São Paulo em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo e do País.

Visão

Tornar a inovação e o empreendedorismo uma prática constante na Universidade de São Paulo, criando uma interface robusta entre a USP e o setor produtivo através das incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras de empresas e projetos de cooperação.

Valores

Busca de excelência em inovação e empreendedorismo através da qualidade, agilidade, responsabilidade social, compromisso e sustentabilidade.

DEFINIÇÕES BÁSICAS DE INOVAÇÃO (Manual de Oslo – Completo / pág. 55-63)

Inovação

146. Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

Desta forma a Auspin trabalha com os conceitos de inovação propostos pelo Manual de Oslo (2005) que no qual:

  • inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos.Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais. (p. 57)
  • inovação de processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares. (p. 58)
  • inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketingcom mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. (p.59)
  • inovação organizacional é a implementação de um novo método organiza- cional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. (p.61)