Webinar “Empreendedorismo e PI na Universidade – Da pesquisa ao mercado” aconteceu hoje

O webinar foi realizado pela Clarke Modet em parceria com o SUPERA Parque de Inovação Tecnológica e AUSPIN.

No início do webinar, aconteceu uma apresentação sobre a AUSPIN e as suas principais frentes de atuação (Empreendedorismo, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Comunicação e Eventos). Flávia Oliveira, Consultora Agente de Inovação da Agência em Ribeirão Preto, também falou sobre o novo Portal Solus e o Projeto Levantamento de Competências.

Após a primeira apresentação, Willy de Goes, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do SUPERA Parque trouxe um panorama de como é a dinâmica dentro da Incubadora.

Em seguida, Claudio Castanheira, diretor geral da Clarke Modet, e Luisa Lezende, consultora também da Clarke Modet comentaram sobre a importância da Propriedade Intelectual e demonstraram como funciona um processo de patenteamento. Luisa também explicou como a frente do empreendedorismo entra no desenrolar do processo quando é hora de passar as patentes para o mercado.

Quanto à covid-19, foi apresentado que as plataformas de patenteamento tiveram adaptações para auxiliar e facilitar na pesquisa de tecnologias que possam ajudar no combate ao vírus, um exemplo dado foi o sistema Wipo, que agora deixa buscas que possam ajudar a desenvolver tecnologias ligadas à saúde de forma mais rápida.

Para finalizar, houve uma rodada de dúvidas e ficou a mensagem de como a Propriedade Intelectual e o Empreendedorismo são importantes para que as universidades sejam peças significativas na sociedade. “A Universidade é fundamental para a sociedade, para o impacto direto nela” completa Luisa.