USP sedia uma das 20 melhores incubadoras universitárias do mundo

Entrega dos prêmios foi realizada dia 6 de novembro em Doha, no Catar, durante a Cúpula Mundial de Incubação – Foto: Acervo pessoal

Incubadora do Supera Parque, em Ribeirão Preto, é a única brasileira da categoria; ranking é elaborado pela empresa de inteligência de mercado UBI

Texto: Assessoria de Imprensa do Supera Parque

Supera Incubadora é a única brasileira no ranking das 20 melhores de todo o mundo, de acordo com a UBI Global, responsável pelo Estudo de Referência 2019 – 2020. Uma das âncoras do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o habitat de desenvolvimento de startups foi premiado na categoria Incubadoras Universitárias de Negócios e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e USP, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Foto: Rodolfo Tiengo/G1

O prêmio cedido pela UBI, empresa de inteligência de mercado com sede em Estocolmo, significa que a Supera Incubadora foi reconhecida pela atratividade de seu programa de desenvolvimento de empresas e pelo valor que gera para as startups e para o ecossistema local. A entrega aconteceu na Cúpula Mundial de Incubação (WIS 2019) em Doha, no Catar, no último 6 de novembro, em evento promovido pelo Qatar Development Bank.

“Seguindo uma abordagem rigorosa baseada em dados, avaliamos e comparamos os programas de incubação em todo o mundo”, explicou Holger Meyer, diretor de pesquisa da UBI Global. “Nosso Estudo de Referência Mundial 2019 – 2020 está em sintonia com as múltiplas facetas do ecossistema internacional de incubação e ilustra os principais desafios e oportunidades enfrentados pelos programas participantes”.

Para Saulo Rodrigues, gerente da Incubadora, o reconhecimento é resultado dos esforços desenvolvidos há mais 15 anos, com objetivo de contribuir para que empreendedores consigam transformar pesquisas em inovação:

A Supera Incubadora conta com uma equipe qualificada e comprometida, que tem como meta principal fazer com que as empresas nascentes de base tecnológica consigam se desenvolver e chegar ao mercado com produtos inovadores, capazes de solucionar desafios apresentados pela sociedade”

O diretor presidente da Fipase, entidade gestora do Supera Parque, e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Antônio Adilton Oliveira Carneiro, complementa que “o prêmio é um reconhecimento não apenas ao trabalho desenvolvido na gestão do Parque Tecnológico, mas também aos esforços dos diversos empreendedores ali instalados, muitos provenientes da universidade, que fazem com que a ciência esteja ao alcance da população por meio de produtos e serviços inovadores”.

Foto: Divulgação/WIS 2019

Já o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, afirma que “a premiação mostra a excelência do trabalho realizado em Ribeirão Preto e ganha reconhecimento mundial. O Supera ganha importância nacional e destaca nossa cidade como um dos mais importantes polos tecnológicos, além do seu ecossistema empreendedor”.

Para Marcos Nogueira, coordenador da Agência USP de Inovação, a premiação demonstra o trabalho realizado. “O trabalho da Supera Incubadora é inspirador e esse é um prêmio mais que merecido. Trata-se de um ambiente de inovação e empreendedorismo, com infraestrutura e organização da incubadora excelentes. Parabenizo a todos que fazem parte desse importante projeto”, disse.

Para o ranking, o UBI analisou 364 programas localizados em 78 países.  O ranking global que lista as incubadoras e aceleradoras de destaque em fomentar o empreendedorismo e a inovação pode ser conferido no site: ubi-global.com/rankings

Ferramentas e soluções para empresas

Fundada em 2003, a Supera Incubadora vem acumulando prêmios por sua excelência e destaque na maneira como incentivar e amparar startups e já auxiliou mais de 300 startups desde então, oferecendo serviços como mentorias, treinamentos aplicados ao mercado, auxílio com propriedade intelectual, captação de investimentos, internacionalização, além de ter uma preocupação especial com projetos sociais.

Entre os prêmios recebidos, os principais são: Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador ao BIOBusiness Brasil – Anprotec (2007);  Prêmio Nacional Dr. Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável (2012); South America Top 10, concedido pela University Business Incubator -UBI Index (2014) e Melhor Incubadora de Empresas do Brasil orientada para geração e uso intenso de tecnologias  – Anprotec (2015).

Ambiente de inovação

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto em conjunto com a USP. Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, bem como diversos órgãos estaduais e federais, são apoiadores do empreendimento. Instalado no campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 87 empresas instaladas no Parque, sendo: 67 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 12 empreendimentos no Centro de Negócios e 8 na aceleradora SEVNA Startups.

Informações do Jornal da USP.