O Santander e a Oxentia Foundation lançam o Santander X Global Challenge | Transforming the Digital Economy, um desafio global voltado para startups e scaleups que contribuam com a transformação da economia por meio de novas tecnologias.
As soluções devem estar focadas na “Indústria Digital”, por meio dos recursos da IoT (Internet das Coisas), a eficiência e produtividade dos processos industriais e na “Sociedade Digital”, que emprega tecnologias SMART para melhorar o cotidiano dos usuários, mas sem deixar de lado a sustentabilidade. Poderão se inscrever no desafio, startups e scaleups de 11 países, sendo: Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, EUA, Espanha, México, Portugal, Polônia, Reino Unido e Uruguai. O desafio fica aberto para inscrições até dia 12 de dezembro e pode ser realizado através da plataforma Santander X.
Um júri de especialistas selecionará seis vencedores que, no total, receberão 120 mil euros (cerca de R$ 640 mil) em prêmios: 30 mil euros para as três startups vencedoras e 90 mil euros para as três melhores scaleups.
“Acreditamos que acelerar a transição em busca de cidades, indústrias ou comércios mais ‘inteligentes’
impulsionará o crescimento e a produtividade, melhorará o bem-estar social e beneficiará os consumidores. Nosso objetivo é identificar as empresas do setor que estão desenvolvendo as soluções mais inovadoras e fornecer-lhes os recursos, conexões e visibilidade de que precisam para crescer”, diz Diego Calascibetta, diretor global de Empreendedorismo e Estação Fintech do Santander Universidades.
Os projetos passarão por diversos processos de avaliação até a fase final, com as 20 melhores soluções (10 startups e 10 scaleups), que apresentarão suas iniciativas perante um júri internacional. A entrega de prêmios será realizada no 4YFN em Barcelona, evento referência internacional na área de tecnologia e inovação.
“Com a expansão dos serviços digitais em toda a economia, é importante apoiarmos e promovermos empresas emergentes e em expansão que trabalham para uma sociedade mais inovadora, eficiente e sustentável. Na Fundação Oxentia temos o prazer de colaborar com o Santander X para lançar este desafio. Com a organização sediada em Oxfordshire, temos o privilégio de partilhar a nossa casa com uma série de empresas de grande sucesso que trabalham no espaço da economia digital”, diz Steve Cleverley, CEO da Oxentia Foundation.
Além disso, todos os ganhadores terão acesso ao Santander X 100, uma comunidade global, que possui empresas destacadas no ecossistema de empreendedorismo e vencedoras dos prêmios, desafios e programas, cujas soluções contribuem para gerar valor a sociedade. As startups e scaleups participantes do Santander X100 recebem acesso a todos os recursos que precisam para continuar crescendo, como aceleração, assessoria, treinamentos, mentorias, indicações de clientes, talentos, acesso a eventos relacionados ao ecossistema de inovação e muito mais.