
Além da Agência USP de Inovação, a jornalista Luiza Caires, Editora de Ciências do Jornal da USP, também foi premiada
A Agência USP de Inovação (AUSPIN) ficou no Top 3 da categoria Agência de Notícias no 4º Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. O resultado foi anunciado na cerimônia de premiação realizada na noite da última segunda-feira, dia 4 de novembro, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein − Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo.
O prêmio, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Jornalistas&Cia, tem como objetivo reconhecer o trabalho de profissionais e veículos de comunicação das áreas de saúde, ciência e bem-estar. No total, foram indicados 280 jornalistas e 176 veículos de imprensa. Os vencedores foram decididos depois de dois turnos de votação, realizada por jornalistas, assessores e veículos de comunicação.
Sidney Klajner, presidente da Sociedade, destacou que os profissionais da área são essenciais para a conscientização da sociedade e o avanço da ciência. “A informação também ajuda a combater as perniciosas notícias falsas”. A diretora de Comunicação do Hospital Albert Einstein, Débora Pratalli, apontou que o jornalismo deve ser bem apurado para combater o negacionismo e a desinformação.
Premiada pela primeira vez
A Agência foi representada por Ronaldo Nina, chefe da Seção de Comunicação da AUSPIN. Ele agradeceu a premiação e salientou a importância da divulgação das tecnologias desenvolvidas na USP para que a sociedade entenda os benefícios das pesquisas realizadas nas universidades públicas do país. “Ressalto a dedicação e competência de toda a equipe da Seção de Comunicação para a entrega de um trabalho de ponta. Agradeço, em nome da AUSPIN, a premiação”.
Além do Top 3 da categoria Agência de Notícias, foram foram anunciados o Top 5 +Admirados Jornalistas de Saúde e Bem-Estar do país; o +Admirado Jornalista Especializado em Ciência; o +Admirado Colunista, os cinco campeões regionais e os vencedores nas sete categorias de veículos.
Por: Julia Martins* e Ronaldo Nina
*Estagiária sob supervisão de Ronaldo Nina