Projeto amplia vida útil dos vôos

Projeto busca diminuir vibrações que chegam a cabine e comandos do helicóptero. (Imagem: Reprodução)

As vibrações presentes nas aeronaves e helicópteros são a maior causa de desconforto dos passageiros e tripulação. Elas também causam uma diminuição na vida útil dos componentes, o que acarreta em uma menor durabilidade da aeronave e reduzem a velocidade do vôo. A pesquisa de Sistema de Haste de comando de passo em helicópteros buscou diminuir as vibrações, e atualmente está em fase de protótipo protegida sob patente da Auspin nº BR1020180000434-4.

O projeto envolve duas partes, a primeira é a estrutural, também chamada de Pitch Link, enquanto a segunda é a parte elétrica do sistema.

“O corpo do Pitch Link é por onde a carga e os comandos do helicóptero são transmitidos até a pá. Para reduzir essas vibrações precisamos da parte elétrica, um circuito que trata o sinal elétrico dos materiais de piezoelétrico presente no Pitch Link e faz um processamento deste sinal para extrair a energia desse sistema e reduzir a vibração” afirma Marcel Clementino o pesquisador que cuidou da parte mecânica do sistema.

De acordo com os pesquisadores, a redução nas vibrações seria de extrema importância para a indústria aeronáutica, tanto na segurança das aeronaves quanto no lado financeiro das empresas.

O sistema desenvolvido pode ser transposto para outras áreas. Apesar do foco principal ser a indústria aeronáutica, Tarcísio Silva, pesquisador do projeto, afirma que a metodologia é aplicável a qualquer sistema que tenha deslocamentos relativos, por exemplo, na área automobilística ou civil.

Equipamento desenvolvido com material piezoelétrico reduz os deslocamentos relativos entre os componentes. (Imagem: Marcel Clementino)

VOCÊ PODE GOSTAR ...