“O pitch é importante porque é a forma pela qual as pessoas vão conhecer a sua empresa. Muitas vezes você terá poucos minutos para as pessoas formularem uma opinião sobre sua organização, e você quer passar uma opinião positiva” Luís Henrique Barroso.
Pitch, no sentido literal da palavra, quer dizer arremesso em inglês. Trazendo para o mundo do empreendedorismo, um pitch seria uma curta apresentação para vender uma ideia, projeto ou negócio, no intuito de despertar o interesse, muitas vezes de investimento, de quem está assistindo, é uma ideia de dialogar de forma rápida e direta com quem se pretende comunicar.
Luís Henrique Barroso, co-presidente do NEU e aluno do quarto ano da graduação de Engenharia Elétrica na Poli-USP, aponta que “pitch é uma forma breve de apresentar a empresa, ressaltando os pontos que realmente importam naquele contexto”.
Em geral, os pitchs costumam ter de três a cinco minutos e contém apenas informações fundamentais do que se está sendo apresentado. Ao apresentar um negócio para investidores através de um pitch, serão escolhidos pontos que ressaltam a empresa, para conseguir chamar atenção.
Existem, dentro desse tipo de apresentação, alguns tipos de pitch. Suas diferenças estão em tópicos a serem abordados e até mesmo o modo de falar. “É necessário adaptar a maneira como será apresentada a empresa, dependendo do tempo e do público do momento. Por exemplo, o pitch em um demoday (dia para apresentar seu negócio) para investidores é diferente do pitch para contratar um funcionário”, explica Luís Henrique.
Listamos a seguir os três principais tipos:
- One-sentence pitch
Esse estilo de apresentação está descrita em seu nome, consiste em conseguir apresentar sua empresa utilizando apenas uma frase. Com poucas frases, sendo curtas e sucintas serão descritos o nome da empresa, o que ela desenvolve, qual seu mercado alvo, o problema que ela resolve e qual o seu diferencial.
- Elevator pitch
É um tipo de apresentação mais curta do que geralmente são. Ela deve durar em média de 30 segundos a um minuto. E assim como o tipo descrito anteriormente, precisa focar em ser objetivo, mas o que o difere do pitch de uma frase é que neste há tempo para detalhar melhor algum ponto importante.
- Pitch deck
É o tipo de apresentação onde são usados slides para demonstrar sua ideia. Podem ser produzidos em diferentes plataformas e é interessante de ser usado uma vez que traz elementos visuais que podem ser utilizados como formas de interação com a plateia, com criatividade e profissionalismo.
Sobre os benefícios de se utilizar esse método, o co-presidente do NEU avalia que o pitch te força a estar preparado: “Ele te faz ensaiar a apresentação da empresa e estar preparado para passar uma boa impressão quando necessário. O pitch também é ótimo para convencer pessoas de um ponto de vista específico”, conclui.
Por Mariana Arrudas