O mundo da tecnologia é bastante segregado e segregador

Glauco Arbix comenta a evolução das tecnologias, dando destaque à inovação na saúde

Os avanços da tecnologia no campo da saúde vêm aumentando o período de vida das pessoas, as doenças são curadas e a vida ganha cada vez mais qualidade. O problema é a distribuição desses avanços, que atingem de modo muito diferente a população. “São poucos os países que desenvolvem tecnologia e menos ainda os que têm acesso a ela”, afirma o professor do Departamento de sociologia da Universidade de São Paulo, Glauco Arbix.

Um estudo inglês mostra como esse mundo da tecnologia é bastante segregado e segregador. Os impactos da tecnologia separam as pessoas por uma distância grande, tendo impacto na vida, na formação das pessoas, na estruturação das escolas. O abismo pega as pessoas, as empresas, países mais desenvolvidos e em desenvolvimento. O estudo aponta algumas sugestões: educação renovada, sintonia com o mercado de trabalho, com o futuro e não com o passado.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.

Observatório da Inovação

A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

Por Izabel Leão, Jornal da USP