Inovação cultural e científica deve ser buscada na USP

Novo coordenador da Agência USP de Inovação acha fundamental a transferência do conhecimento para a sociedade

Momento Inovação estreia esta semana na programação da Rádio USP. Apresentado por Verônica Lopes, o podcast semanal trará os caminhos e perspectivas da inovação e do empreendedorismo na USP. Em sua estreia, o convidado Antônio Carlos Marques, professor do Instituto de Biociências e novo coordenador da Agência USP de Inovação (AUSPIN), falou sobre o desafio que lhe foi proposto.

Prof. Antonio Marques, Verônica Lopes e Roxane Ré

O professor, que também já foi diretor do Centro de Biologia da USP e coordena diversos projetos científicos nessa área, falou sobre as expectativas ao assumir a coordenação da AUSPIN. Ele ressalta que a missão da agência é “promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade de São Paulo em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo e do Brasil”. Na opinião do biólogo, foi alcançado um avanço tecnológico, agora falta alcançar um avanço cultural e científico.

Para o novo coordenador da AUSPIN, é necessária uma universalização do processo de inovação para que seja possível inovar em todas as áreas, incluindo a área de humanidades. Antônio Carlos Marques também aposta na busca de uma maior efetividade na transferência do que é feito dentro da Universidade para a população, que muitas vezes não tem acesso ao que é produzido aqui.

O podcast “Momento Inovação” vai ao ar toda quarta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 Mhz).

Ouça a íntegra do podcast…

VOCÊ PODE GOSTAR ...