O Empreendedorismo como um elo fundamental no ensino acadêmico

O empreendedorismo é uma atividade que vem crescendo no decorrer dos anos dentro da Universidade, transformando ideias em atividades que possam ser profissionalizadas, criar algum objeto, produto, serviço ou negócio. Como a USP é uma universidade profissionalizante, deve transformar uma ideia em tecnologia, sendo um bem para a sociedade. Com enfoque da atual gestão para o social, se vê também a forte crescente em empreender nesta área, como o surgimento das social tech, sênior tech, arte, cultura e música, que tem o poder de transformação, sendo o ensino do empreendedorismo como uma ferramenta fundamental na formação do aluno como um profissional ou como um futuro empreendedor.

A AUSPIN é o ente que faz esta ponte entre a USP e a sociedade, ou com o mercado, com a responsabilidade de proteger todo este conhecimento adquirido e, também, em transferir estas tecnologias para a sociedade. É desta maneira que a sociedade deve começar a entender que recursos aplicados na universidade devem gerar conhecimentos e tecnologias para o bem da sociedade como um todo.

De acordo com a resolução de inovação aprovado pela USP em 2021, a questão social pela qual está gestão da USP está buscando priorizar, tem nessa nova abordagem com um foco o social, indo além do que se pensa em inovação como algo tangível, ressaltando os valores abaixo: 

2.1. Inovação é o processo que parte de uma ideia e termina com impacto na sociedade, seja ele social, cultural, ambiental ou econômico;

2.2. A inovação e o empreendedorismo são partes fundamentais e indissociáveis dos processos de ensino, pesquisa e extensão universitária;

2.3. A inovação e o empreendedorismo geram valor para a Universidade em seu processo, independentemente dos eventuais resultados financeiros que possam deles advir.

Além do mais, o que é Empreendedorismo por definição? Podemos utilizar o conceito do SEBRAE como referência, que define: “o Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto, ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas”. 

Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani durante a abertura das atividades na Pós-graduação da USP – 2023

Segundo o Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani, Coordenador da Agência USP de Inovação, “o empreendedorismo é uma habilidade da vivência profissional em todos os níveis”.

A agência tem como uma de suas atividades dentro do empreendedorismo, ser uma ponte entre as incubadoras e parques tecnológicos (CIETEC, SUPERA ESALQtec e Habits) por meio de ações empreendedoras, desta forma criar um ambiente sadio entre os agentes.

Também é uma ação do empreendedorismo, dentro da AUSPIN, levar o conhecimento da cultura empreendedora e de inovação, por meio de disciplinas, e desta forma, a agência fez um mapeamento que levantou esta necessidade, pois apontou que temos menos de 1/3 dos alunos de pesquisa cursando ou tendo alguma forma de aprendizado nesta área, e com isso, criou quatro disciplinas na graduação e uma disciplina na pós-graduação para ajudar a suprir esta demanda dentro da universidade.

As disciplinas oferecidas pela AUSPIN são:

Graduação:

PRG0004 – Inovação e Empreendedorismo;

PRG0016 – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo;

PRG0005 – Fundamentos em Empreendedorismo 

PRG0017 – Como Criar uma Startup 

Pós-graduação:

DPG5011 – Formação do Cientista Empreendedor.

Desta forma, cabe ressaltar que a disciplinas PRG0005 teve mais de 500 alunos inscritos e dos quais, mais de 300 alunos terminaram esta disciplina, com relação a disciplina PRG0017, ela teve mais de 800 alunos inscritos, e cabe ressaltar que as disciplinas de graduação são abertas para toda a comunidade USP. Já com relação a disciplina de Pós-graduação, que tem como objetivo a transformação de tecnologias desenvolvidas em uma inovação, criação de um novo produto, novo serviço ou novo negócio e potenciais spinoffs da USP, teve 187 inscritos, ou seja, por ser uma disciplina para um público mais restrito e com vagas limitadas, se vê a oportunidade de além de criar outras disciplinas para o programa de pós, também se deve ampliar o número de vagas ofertadas. 

Esta apresentação sobre a AUSPIN foi realizada no dia 09 de março em um evento promovido pela PRPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação) para a abertura das atividades na Pós-graduação da USP – 2023, em que teve como objetivo de informar e interagir com toda a comunidade incluindo os novos discentes, docentes e servidores da pós.

Com essas e outras iniciativas é que a AUSPIN vê de forma positiva o crescimento desta cultura empreendedora dentro da Universidade de São Paulo. Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as atividades em: https://linktr.ee/AUSPIN