Dispositivo amplia inclusão escolar de crianças com deficiências severas

Greg Maker foi desenvolvido pela Engrenar, startup do Cietec, para facilitar a interação de deficientes físicos com o computador

Engrenar, startup da Incubadora USP/IPEN-Cietec, desenvolveu uma solução de tecnologia assistiva para melhorar a comunicação de alunos com deficiência física e intelectual. O dispositivo, que recebeu o nome de Greg Maker, é ligado ao computador por conexão USB, e usa uma placa que, por meio de fios com ‘garra jacaré’, transfere as funções de teclado e mouse para os mais diversos objetos, como CDs, massinhas, pratos, frutas, plantas e bonecos.

Mauricio Andrioli, CEO da Engrenar, explica que o dispositivo também possibilita criar novas tecnologias, inclusive assistiva, pois possibilita prototipar recursos em conjunto com pessoas com deficiência, engenheiros, educadores, artistas e diversos outros profissionais. Algumas escolas já incluíram o Greg Maker no currículo, aliado a recursos de programação e pensamento computacional, contribuindo com uma educação mais divertida e que valoriza o potencial criador de estudantes e educadores. “Acreditamos no potencial da colaboração, cocriação e interação lúdica para favorecer processos educativos. Instituições ligadas à educação e educadores nos ajudam, por meio de formação continuada, assessoria pedagógica e disseminação da solução”, afirma Andrioli.

O dispositivo já está sendo usado na Escola de Educação Especial da AACD Lar Escola, em São Paulo, e ajudando os alunos da instituição, com restrições severas de comunicação, a se expressarem.  A AACD Lar Escola atende estudantes de 6 a 17 anos com deficiências físicas e intelectuais, 95% com paralisia cerebral.

Para a coordenadora pedagógica da AACD Lar Escola, Roberta Galasso, o uso do Greg Maker permite que os educadores compreendam o que os alunos querem dizer. “Com a ferramenta, os estudantes com deficiências cognitivas complexas conseguem participar das atividades escolares, interagir, se comunicar e responder aos exercícios propostos”, ressalta Roberta.

De acordo com Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, colaborar com o desenvolvimento de uma startup como a Engrenar, que tem um propósito tão importante para os deficientes físicos, é gratificante. “Nossa missão é fortalecer e a consolidar projetos que tenham o intuito de gerar negócios de impacto na sociedade”, afirma Risola.

Sobre o Cietec
O Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil. O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.

Com informações da assessoria de imprensa do Cietec.