Os grandes desafios da Universidade de São Paulo

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior deu uma entrevista em que relata a importância da aproximação da USP com a sociedade e como a geração do conhecimento pode se tornar um agente transformador e mudar a realidade social.

Carlotti: Eu acredito que os princípios com os quais a Universidade foi criada são bem fundamentados, que o decreto de criação quando lido hoje tem muita validade e atualidade. Os princípios do decreto, a excelência do ensino e da pesquisa, a comunicação com a sociedade, o papel de inovação que foram pensados são muito atuais. O lema do brasão da USP: “Vencerás pela Ciência” também é bastante atual. Quer dizer, o que estamos falando hoje, que precisamos nos aproximar da sociedade, que precisamos da ciência e da educação para modificar a nossa população já foi pensada lá em 34. Agora, é claro, são outros tempos, outras necessidades, outras ferramentas que você pode utilizar, mas eu acho que o documento de criação da Universidade é muito atual.

Os princípios da Universidade de São Paulo se mantêm até hoje, mas é claro que quando se olha para o momento atual é preciso pensar na inclusão, no pertencimento, numa igualdade maior que não tinha o conceito tão forte anteriormente. Nós precisamos pensar na inovação, precisamos pensar em modificar a sociedade, precisamos pensar a Universidade não somente como transmissora de conhecimento, mas permitir que esse conhecimento seja feito junto a indústrias, junto ao poder público, além de pensar políticas públicas. Eu acredito que há alguns detalhes que modificam a Universidade atual daquela criada em 34, mas os princípios devem ser mantidos, como aqueles de criar um aluno diferenciado, de criar um aluno que modifique a sociedade, que converse com a sociedade. Eu não mudaria nada. Agora é claro que você precisa dar um ar atual para aquele momento que vivemos hoje, mas o princípio é o mesmo desde a nossa criação.

 

Trechos retirados da matéria sobre os grandes desafios da USP no Brasil de hoje, publicada pelo Jornal da USP no dia 22/12/2022 por Eugênio Bucci (Superintendente de Comunicação Social).

Confira aqui a entrevista completa no Jornal da USP.