Conheça a AUSPIN: O que é Inovação?

A Agência USP de Inovação é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. Sua criação foi formalizada através da Resolução USP no. 5175 de 18 de fevereiro de 2005. Desde então, a inovação tem sido a missão e a bandeira por trás da agência. Em comemoração aos 90 anos da USP, entenda melhor o que exatamente é a inovação e como ela tem se tornado cada vez mais um dos grandes projetos da universidade.

Conforme a definição no item 146 do Manual de Oslo (2005):

“Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”

A partir dessa definição, é possível entender como a Auspin atua. A agência, a partir do conhecimento, processos e tecnologia gerados na Universidade, organiza e disponibiliza à sociedade geral as inovações criadas na USP. Alguns exemplos são o manejo da propriedade intelectual, o fomento à inovação estudantil por meio de bolsas, a divulgação das inovações e de inovadores por meio da comunicação, entre outros.

Ainda seguindo os preceitos do Manual de Oslo, o trabalho da Auspin abrange os seguintes conceitos de inovação:

• inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais. (p. 57)
  • inovação de processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares. (p. 58)
  • inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. (p.59)
  • inovação organizacional é a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. (p.61)

A USP em si já se alinhou à inovação como prioridade. Completando 90 anos em 2024, a universidade tem como posição oficial o fomento e manutenção da inovação. O reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior, escreveu no início do ano passado o artigo “Inovação, um urgente projeto de longo prazo” ao Jornal da USP, no qual afirma:

“A inovação é um processo que parte de uma ideia e resulta em benefícios sociais, culturais, ambientais ou econômicos. Experiências de outros países mostram que impacto significativo só é obtido quando os setores governamental, privado e acadêmico criam em conjunto, com sintonia e sinergia.(…) São Paulo concentra capital financeiro, empresariado, parque industrial e produz significativa fração da ciência do País. A USP está à disposição para desempenhar seu papel nessa desafiadora tarefa.”

Com a inovação sendo uma parte crucial do atual projeto de universidade da USP, a Auspin se mostra disposta e tenaz em sua missão de promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade de São Paulo em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo e do País. Desta maneira, os professores, Dr. Luiz Henrique Catalani (Coordenador da AUSPIN) e Dr. Emanuel Carrilho (Vice-coordenador da AUSPIN) buscam levar para a Agência USP de Inovação os valores na excelência em inovação e empreendedorismo através da qualidade, agilidade, responsabilidade social, compromisso e sustentabilidade.