Presidente do CNRS visita a USP e conhece o ecossistema de inovação

O presidente do Centro Nacional de Pesquisa (CNRS, na sigla em francês), Antoine Petit, conheceu o ecossistema de inovação da USP, que foi apresentado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI-USP), pela Agência USP de Inovação (AUSPIN) e pelo InovaUSP, de São Paulo, na última quarta-feira, dia 27 de março. 

O ecossistema de inovação da USP se baseia no modelo de pentágono. Por meio de relações multilaterais entre a universidade, o empreendedor, o capital de risco, a indústria e o governo, ele busca desenvolver o empreendedorismo e a inovação na sociedade. As iniciativas incluem desde disciplinas de graduação e pós-graduação, até eventos, como o SciBiz, mentorias, Centros de Inovação e incubadoras, como o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) e o NIDUS, programa que oferece uma residência em inovação para pesquisadores, empreendedores e titulados com novas ideias.

Petit também foi apresentado ao Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) e ao Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI). O CITI-USP, um Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação (NAPI), é uma plataforma para projetos interdisciplinares e agregação de pesquisadores de reconhecida credibilidade científica. Já o RCGI, que conta com o financiamento da Shell e FAPESP, é um centro mundial de estudos avançados no uso sustentável de combustíveis e na gestão de CO2.

Em consonância com o CNSR, maior instituição de pesquisa pública francesa e que prioriza a cooperação internacional, os espaços dedicados à inovação na USP reiteram o compromisso da universidade com o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Desde a criação da marca DNA USP, feita para identificar empresas idealizadas por alunos, ex-alunos e pesquisadores que passaram pela universidade, quase 3000 projetos de sucesso surgiram. A instituição também pode ser reconhecida como um celeiro de unicórnios, como nos casos do iFood, C6Bank e Nubank.

Estiveram presentes na visita o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Alberto Nussenzveig; o coordenador da AUSPIN, Luiz Henrique Catalani; o diretor do Centro de Inovação InovaUSP, Marcelo Knörich Zuffo; a vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP e professora da Escola Politécnica, Roseli de Deus Lopes; o coordenador do I3, José Roberto Cardoso; o diretor científico do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e professor da Escola Politécnica, Julio Romano Meneghini e a representante do Consulado Francês, Nadège Mézié.