AUSPIN participa em webinar sobre P&D na América Latina

AUSPIN e AGUIA USP foram convidados para falar sobre P&D no Brasil e na Universidade de São Paulo

Ontem, quarta-feira, aconteceu o webinar “Impulsionando a Pesquisa e o Desenvolvimento na América Latina”. Contando com mais de 300 participantes, o evento teve uma abrangência internacional e teve como principal ponto debater sobre como o Brasil tem potencial e deve ser impulsionado à crescer nessa área de P&D.

Adiene Teixeira, diretora de vendas institucionais, abriu o evento com uma apresentação sobre a SpringerNature, organizadora do webinar, passando pelos principais pontos e pilares da empresa, sempre baseados na educação, pesquisa e sustentabilidade, citando também os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ODS.

Em seguida, para falar sobre o tema como convidado, o professor Jackson Bittencourt, presidente da AGUIA (Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica), fez uma apresentação contextualizando a USP e o seu desempenho em P&D.

O professor doutor Marcos Nogueira Martins, coordenador da Agência USP de Inovação, também foi convidado para falar sobre P&D no Brasil, especialmente focando na Universidade de São Paulo. Apresentou um panorama do trabalho da AUSPIN, mostrando o empreendedorismo dentro de todos os campi, também introduziu o projeto DNA USP, o Inova USP e o Portal Solus, todas iniciativas da Agência em prol do desenvolvimento.

“O maior desafio é o legal. Por ser uma universidade pública temos dificuldades em como fazer as coisas acontecerem” explica o professor Marcos sobre qual é o maior problema quando a questão é o desenvolvimento de uma nova tecnologia dentro da USP.

Por fim, a mensagem que foi passada é a de que o Brasil tem muito potencial de pesquisa e desenvolvimento, e que a USP está investindo e focando nisso para que possamos ter melhores resultados dentro deste campo.