AIMday USP é referência na conexão de mercado e universidade

Evento é muito elogiado pelos pesquisadores e empresas participantes

No dia 13 de novembro, das 14h às 18h, no edifício 1 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), o AIMday USP Biomedicina Terapêutica aproximou as empresas da universidade e teve um modelo muito elogiado pelos docentes participantes.

Organizado pela Agência USP de Inovação, o evento abordou questões do mercado na área de Biomedicina Terapêutica. Ao todo participaram 4 empresas – Janssen, Libbs, Natura e Promedon – que trouxeram cerca de 10 representantes.

Os pesquisadores e participantes foram divididos em grupos, onde discutiam e interagiam com as empresas por cerca de uma hora. Ao todo, 30 docentes participaram da interação, sendo das unidades: FCF, ICB, IF, IFSC, IQ, IQSC, FM, FMRP.

O setor de Biomedicina representa uma oportunidade econômica, tanto para o desenvolvimento de tecnologias pelos pesquisadores, como o investimento de empresas e iniciativa privada.

Ao final do evento, os pesquisadores e as empresas responderam formulários sobre o modelo de AIMday e aprovaram a forma como ele foi desenvolvido. Muitos elogiaram o desenvolvimento e a iniciativa, dizendo que a forma poderia ser replicada.

Pesquisadores afirmaram gostar do modelo de interação apresentado (Foto: Auspin)

“Adorei todo o evento desde a organização até as escolhas dos temas e profissionais”, afirmou Giovana Fioravante do IBC-USP. Paulo Castilho, representante da Natura, também elogiou: “Parabéns pela iniciativa, pode ser replicável para outras temáticas”

#LISTOProject

O AIMday USP Biomedicine 2018, faz parte do Projeto LISTO (Latin American and European Cooperation on Innovation and Entrepreneurship), uma cooperação internacional no âmbito do Erasmus+ capacity building project – Key Action 2, com foco em relações universidade-empresa, educação empreendedora e estratégias da universidade para inovação.

A ideia principal do evento é facilitar o contato entre a universidade e as empresas, por troca de experiências e compartilhamento de conhecimento, para que dessa forma, sejam alavancados e contribuam para a sociedade.

A metodologia do AIMday foi desenvolvida pela Universidade de Uppsala (Suécia) e compartilhada com a Universidade de São Paulo e demais participantes do Projeto LISTO.