Aceita no terceiro PIPE, incubadora do Cietec se destaca no mercado

Dos projetos aprovados pelo PIPE, programa da Fapesp que visa dar suporte a empreendedores, 14 % eram startups do Cietec. Entre eles, um destaque é a VR Monkey, que tem crescido de tamanho e atraído cada vez mais clientes.

Atualmente, a empresa se destaca pela criação de games, sendo a primeira empresa brasileira a desenvolver um jogo disponível na Playstation VR, “The Rabbit Hole”. A empresa também cultiva diversos clientes, entre a área industrial, agências de publicidade e eventos.

De acordo com Pedro Matsumura, 31, fundador da startup, o ambiente da Cietec é extremamente importante para a empresa. “Uma grande vantagem é o apoio que recebemos nos Editais. Participamos do edital do Samsung Protect e conseguimos três PIPE FAPESP. O Cietec tem uma curadoria muito boa e direcionamento muito bom para os fundos perdidos e os editais” afirmou.

Vr Monkey dobrou de tamanho ano passado.
(Imagem: VR Monkey)

A localização da incubadora dentro do Instituto de Pesquisas Enérgeticas e Nucleares (IPEN), dificulta a entrada de clientes no local. Para uma empresa direcionada para o mercado, o caso para a criadora de games, significa uma barreira para o crescimento.

Apesar disso, Pedro Matsumura, evidencia que a proximidade com a Universidade de São Paulo (USP) é a maior vantagem da empresa. “ Em detrimento a outras empresas do mesmo setor que o nosso, temos um time técnico de muita excelência porque captamos funcionários de dentro da USP ” evidenciou.

Na busca para conseguir contratar os melhores profissionais, a startup mantém um convênio de estágio com a POLI, relação que foi facilitada pelo fato de Matsamura ser formado pela Universidade.

“Cultivamos uma relação muito próxima entre a academia e a empresa, principalmente porque eu tenho um ‘pézinho’ lá. Temos convênios com a USP nesse sentido e  trabalhamos em parceria com alguns Laboratórios” concluiu.