Na última sexta-feira, 14 de março, a Sala de Ideação do Inova USP sediou a formatura da primeira turma do Nidus.
O Nidus é uma Residência em Inovação que tem como objetivo amadurecer e preparar ideias e projetos inovadores para o desenvolvimento de startups. Durante dois anos, os pesquisadores selecionados recebem formação em empreendedorismo, o que permite a validação de suas propostas e a sustentabilidade dos projetos.
Em seu discurso, o Pró-reitor adjunto de Inovação, Raul Gonzalez Lima, ressaltou a importância do programa para que inovações cheguem à sociedade “Os pesquisadores estavam inibidos pela falta de conhecimento e perceberam que faltava um programa de aquecimento. Hoje, estamos celebrando da forma mais concreta possível a existência do Nidus. Somos a ponta de lança da inovação na universidade”, afirmou.
O diretor do Inova USP, Marcelo Zuffo, comemorou a ocupação do prédio, que estava vazio depois da pandemia. “[Também] mudamos o paradigma: antes, o aluno entrava na USP, saía e era um ex-aluno. Agora, é um egresso, que se torna Alumni e a USP é sua alma mater. Vocês sempre podem voltar, o Inova USP está aberto para vocês”, convidou.
Os presentes também relembraram o surgimento do Nidus. Atualmente coordenador da Auspin, Luiz Henrique Catalani foi um dos idealizadores do projeto. “Quando me chamaram para ser diretor do Centro de Inovação [Inova USP], eu não tinha a menor ideia do que era inovação e quando aprendi, percebi que o ecossistema da USP era bem completo”, contou. “Os graduandos, pós-graduandos e até mesmo donos de startups tinham oportunidades para seus projetos, mas e os alunos que perderam o contato com a Universidade? Aí decidiram “bolar” um agente intermediário: o Nidus”.
Catalani contou com a colaboração da coordenadora do Nidus, Andrea Balan; do vice-coordenador, Marcelo Caldeira e do ex-coordenador Norberto Lopes. “Junto com vocês, também aprendemos muito sobre relações, sobre criar e romper laços. Agradecemos por terem nos permitido crescer junto com vocês”, agradeceu Balan.
Trouxemos as nossas “acreditâncias”
Pedro Sampaio Miyashiro e Norberto Sampa foram escolhidos oradores da turma. Eles agradeceram aos professores, coordenadores, colegas e familiares pelo apoio durante a jornada de aprendizagem no Nidus. “Aprendemos que não podemos deixar de acreditar naquilo que um dia nos propomos a fazer. Podemos pivotar, mudar nossas visões, mas não podemos deixar de acreditar”, afirmou Pedro.
A coordenação da Residência em Inovação também agradeceu a colaboração de Thiara Lima, consultora de negócios do Sebrae-SP, e André Rod, internacionalista e coordenador de Ecossistema e Comunidades na Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Por Julia Martins*
*Estagiária sob supervisão de Ronaldo Nina