Conheça quem passou pela USP e que está entre as 100 pessoas mais inovadoras da América Latina

Organizada pela Bloomberg Línea, a lista das 100 Pessoas Inovadoras da América Latina em 2023 conta com 45 brasileiros e 7 USPianos

A Bloomberg Línea organizou a lista das 100 Pessoas Inovadoras da América Latina em 2023. A seleção presta homenagem a personalidades que têm superado as circunstâncias e as convenções, contribuindo para o desenvolvimento da região e para ampliar o impacto da América Latina no mundo. Das 100 personalidades selecionadas, 45 são do Brasil, 7 delas são ligadas à USP. Os nomes na lista refletem talentos de diversos setores: finanças, sustentabilidade ambiental, saúde, inteligência artificial, software, entretenimento, arte e moda, entre outros. Além das iniciativas internas da universidade, é importante reconhecer como USPianos inovam no mundo e mudam vidas. A seguir, está um pouco mais sobre cada uma dessas pessoas.

Ao fim do ano em que a universidade foi reconhecida como uma das 100 melhores do mundo e a mais empreendedora do Brasil, a USP continua se mostrando plural, inovadora e empreendedora em um ambiente de excelência. Com 2024 prestes a chegar, completando 90 anos de existência da instituição, o futuro se mostra uma prioridade para a USP continuar a crescer e se manter entre as melhores do mundo.

Cecília Bottai Mondino: Vice-presidente de marketing da Heineken Brasil, onde lidera a estratégia para as marcas de cervejas e bebidas não alcoólicas do grupo no país. A executiva retornou ao Brasil em 2023 depois de três anos trabalhando na sede da empresa na Holanda, onde foi diretora de marketing responsável principalmente pelas marcas Desperados e Tiger nos mercados da Europa e da Ásia. No Brasil, a Heineken tem apostado na expansão de outras marcas do grupo, como Amstel, Devassa, Eisenbahn, além da própria Heineken e de sua versão sem álcool. No terceiro trimestre, a empresa informou crescimento de 2,2% no volume de cerveja vendida nas Américas, liderado principalmente pelo México e o Brasil. Cecília é formada pela FEA USP.

Daniel Freitas: Fundador do chatbot Character.AI, uma plataforma que permite que os usuários conversem com robôs baseados em personagens e pessoas reais. Formado em engenharia pela USP, Freitas trabalhou em empresas como Google e Microsoft antes de fundar sua empresa. Em 2023, ele se tornou o primeiro bilionário da inteligência artificial no Brasil, com uma fortuna estimada em R$ 1,15 bilhão, segundo a Forbes.

David Schlesinger: Neurologista formado pela FM USP, David Schlesinger é o cofundador e CEO da Mendelics, um laboratório focado em análise genômica. Durante a pandemia, a Mendelics foi responsável, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, pela criação de um teste caseiro de covid-19 que indicava se a pessoa estava ou não infectada pelo coronavírus em até três horas. A Mendelics, que tem foco em pesquisas sobre doenças genéticas como o câncer, em 2021 atraiu o investimento do family office de Laercio Cosentino, fundador da Totvs. 

Francis Queen: É vice-presidente de etanol, açúcar e bioenergia da Raízen, maior empresa do Brasil no ramo. O executivo tem liderado diversas iniciativas relacionadas à produção de energia limpa e renovável. Na corrida pela descarbonização, em 2023 a Raízen foi a primeira empresa do mundo a receber uma importante certificação internacional para produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) a partir do etanol. O grupo também desenvolve o chamado etanol de segunda geração, produzido a partir dos resíduos do processo de fabricação convencional do insumo, o que, segundo a companhia, já vem se traduzindo em prêmios nos preços obtidos pelo produto, diante da alta demanda global. Francis é formado em engenharia elétrica pela USP.

Leonardo Santos: Fundador e CEO da Semantix, empresa de alta tecnologia que atua com armazenamento para serviços de Big Data. A empresa abriu capital em 2021 por meio de uma fusão com um SPAC e é listada na Nasdaq. Santos fundou a Semantix em 2010. Antes disso, foi CTO na Billabong, fundou uma outra empresa de tecnologia chamada Vantix e trabalhou como consultor de tecnologia sênior para a Microsoft em 2000. Santos tem MBA pela FIA USP.

Marilia Lara: Marilia Lara é CEO e cofundadora da Stattus4, empresa de tecnologia que desenvolve um sistema inteligente para a detecção de vazamentos em redes de distribuição de água, com o objetivo de reduzir o desperdício. É graduada e tem mestrado na FEA USP.

Mayana Zatz: A geneticista é uma das pesquisadoras mais renomadas do país. Seu trabalho se concentra na pesquisa sobre o genoma humano e as células-tronco. Nascida em Tel-Aviv, ela se naturalizou brasileira e fez carreira como professora e pesquisadora na USP. Em 1995 foi uma das pioneiras a localizar um dos genes ligados a um tipo de distrofia muscular.