USP e Caixa Econômica criam programa de parceria tecnológica

Convênio firmado entre Agência USP de Inovação e instituição financeira busca aproximar Academia e mercado

– Jornal da USP

Momento USP Inovação desta semana, com a participação de Verônica Lopes, da Agência USP de Inovação (AUSPIN), se debruça sobre a importante parceria tecnológica firmada entre a AUSPIN e a Caixa Econômica Federal. E para isso conversa com Liliam Sanchez Carrete, professora da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP e assessora da coordenação da AUSPIN; e com Tatiana Lacerda Ferraz, Consultora da Gerência de Inovação da Caixa Econômica Federal.

A professora Liliam explica que esse convênio faz parte do Programa Parceiros Tecnológicos (PPT). Esse programa foi desenvolvido em 2018, e o papel da Caixa foi importante no sentido de intercâmbio de informações: a Caixa se aproxima da Universidade para sanar suas demandas de inovação e, ao mesmo tempo, a Universidade é capaz de se aproximar das demandas do mercado e analisar as necessidades ainda não atendidas nele, para assim indicar pesquisadores que possam supri-las e se aproximar da sociedade. Nesse processo, a USP desenvolve não só produções científicas, como também soluções que atendem diretamente às necessidades do mercado.

Imagem: Arte sobre fotografia de Marcos Santos/USP Imagens

A assessora da AUSPIN conta ainda que o propósito desse convênio, num primeiro momento, é aproximar pesquisadores da Universidade aos projetos de inovação apresentados pela Caixa. Essa aproximação com a empresa gera, segundo Liliam, um relacionamento de longo prazo, que insere a Caixa Econômica Federal na USP. Ela aponta ainda os principais desafios da parceria, que são os tempos diferentes da USP e do mercado – o pesquisador trabalha em seu tempo de pesquisa, ao passo que o mercado tem necessidades urgentes e imediatas.

Tatiana endossa a fala de Liliam e diz que o principal objetivo do convênio é criar uma ponte entre a Academia e o setor produtivo. Ela diz que a inovação é importante para que se atinja um novo patamar, e a parceria é um passo nessa direção, apesar dos desencontros quanto aos tempos de cada ecossistema, como apontado pela professora Liliam.

A consultora da Caixa conta, por fim, que a instituição foi criada em 1861, com o objetivo de que os escravos pudessem poupar dinheiro para comprar sua alforria. Para ela, “desde sua origem, está no DNA da empresa transformar as realidades e a vida das pessoas”, e a ideia hoje é manter esse mesmo papel, mas em um novo contexto – e essa parceria viabiliza esse objetivo.

Quem se interessar sobre o programa pode entrar em contato com a AUSPIN através do telefone (11) 3091-4495, ou, se preferir, do e-mail: auspin@usp.br.