Universidade lança programa USP Municípios em Pirassununga

Proposta é que a região seja reconhecida como polo turístico na área de alimentação

– Jornal da USP

A cerimônia de lançamento contou com a presença de dirigentes da Universidade e de representantes da Prefeitura de Pirassununga e dos municípios da região – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foi lançado, no dia 16 de outubro, o programa USP Municípios na cidade de Pirassununga, em cerimônia realizada no Campus “Fernando Costa”. O projeto, coordenado pela Vice-Reitoria da Universidade, tem como objetivo criar ambientes de inovação e pôr em prática projetos e ações que promovam o desenvolvimento de municípios e suas regiões, com a formação estratégica de qualificação profissional para os jovens e o fortalecimento das economias criativas.

“A ideia essencial da escolha de Pirassununga para iniciarmos esse programa é consolidar este como um dos principais campi da Universidade na sua relação de excelência com a sociedade”, destacou o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

Para o desenvolvimento do programa em Pirassununga, foi criado um grupo de trabalho formado por quatro professoras da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA): Carmen Sílvia Fávaro Trindade, que é a coordenadora local do projeto; Fabiana Cunha Viana Leonelli; Fernanda Maria Vanin; e Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo.

“Estou feliz e honrada em trazer o projeto para esta cidade, que vai promover o empreendedorismo e a geração de emprego na região. Esperamos fazer jus a esse voto de confiança e que o projeto traga bons frutos para a USP e para a região”, comemorou Carmen Sílvia, na cerimônia de lançamento.

O evento contou com a presença do secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim; do prefeito de Pirassununga, Ademir Lindo; além de prefeitos, secretários e representantes de outras cidades da região. Também participaram da cerimônia, dentre outros dirigentes, o coordenador geral do programa, Marcelo José Chueire; o prefeito do Campus “Fernando Costa”, Arlindo Saran Netto; a diretora da FZEA, Elisabete Maria Macedo Viegas; e o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), José Antonio Visintin.

Docentes e alunos da FZEA que fazem parte do programa – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Inovação em alimentos

Na segunda parte da cerimônia, o vice-reitor da USP fez uma apresentação mais detalhada sobre o programa.  “Construir parcerias são as palavras-chave do projeto. Nossa proposta não é resolver os problemas imediatos das Prefeituras, mas sim promover ações para o desenvolvimento local e regional”, explicou.

O programa prevê o desenvolvimento de ações em seis áreas principais: geração de emprego e renda; atividades voltadas à educação e ao esporte; capacitação de gestores municipais; formação do cidadão; gestão de indicadores; e criação de ambientes de inovação.

Neste último item, o vice-reitor destacou que o título escolhido para Pirassununga foi “Inovação em Alimentos”. “Esse é um título estratégico. A ideia é trabalhar com foco na capacitação de empreendedores locais e regionais e na criação da Feira Inovação em Alimentos, prevista para junho de 2019, que será um marco desse processo”, enfatizou.

O objetivo a médio prazo, segundo ele, é que a microrregião de Pirassununga [que engloba as cidades de Aguaí, Porto Ferreira e Santa Cruz das Palmeiras] se caracterize como um “setor a mais de turismo”, o que possibilitará que as cidades sejam classificadas como Municípios de Interesse Turístico (MIT) e recebam recursos, por parte do Governo do Estado, para investimentos em infraestrutura turística. “A Universidade tem o interesse com que a região se transforme em um circuito turístico ligado à questão da alimentação e dos alimentos”, disse.

O vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, fez uma apresentação detalhada das ações previstas para o desenvolvimento local e regional – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

No período da tarde, como parte da programação de lançamento do programa USP Municípios e em comemoração ao Dia da Alimentação e do Engenheiro de Alimentos, foi promovido um workshop sobre inovação em alimentos, voltado aos alunos da FZEA.