Terceiro dia do 6º encontro do Projeto LISTO

(imagem: Gabrielly Borges)

O terceiro dia do 6º encontro do Projeto LISTO aconteceu na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O evento começou, assim como nos outros dias, na parte da manhã e se estendeu até o final da tarde.

O dia foi dividido entre a conclusão da análise dos resultados do work package 3, que estava sendo discutido anteriormente, falando sobre a disseminação do piloto, questões quanto a coordenação e quais seriam os próximos passos. Depois deu-se início ao planejamento do work package 4, que contou com a organização da estrutura e workshops em grupos.

A Agência USP de Inovação entrevistou o professor Roberto Guerra, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Roberto Guerra é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade e Diretor de Empreendedorismo e Incubação na Positiva-UFPE (Diretoria de Inovação).

(imagem: divulgação UFPE)

Dentro do Projeto LISTO, o professor participa há um ano coordenando o work package 3, projeto piloto que é relacionado diretamente a Educação Empreendedora. “Fiquei envolvido com o pilot 3, que recebeu o nome de ‘Navegando entre Redes e Ecossistemas de Inovação’, que tinha como objetivo criar no aluno, que saísse do curso, uma competência de pensar globalmente formas de expandir o seu negócio” explica Roberto.

(imagem: Gabrielly Borges)

As aulas do piloto são todas realizadas virtualmente, justamente para trazer experiências internacionais e interculturais para os alunos, mostrando como o empreendedorismo é mundial. “Iniciamos os alunos a conceitos básicos, frameworks, metodologias e técnicas para eles conseguirem, a partir do ponto mais teórico, conseguir criar planejamentos estratégicos para desenvolver soluções inovadoras”.

“Hoje em São Paulo estamos encerrando esse pacote de trabalho, mas pensando que ele não se encerra exatamente agora. Vamos ver como fazer uma próxima rodada no futuro, para uma internacionalização da educação brasileira” concluiu o Professor Roberto Guerra.

Por Mariana Arrudas