Oiweek faz parceria inédita com a USP na área de inovação

Esta edição do evento contará também com plataformas de conexões entre empreendedores, mercado e cientistas

Momento USP Inovação desta semana conversou com Bruno Rondani, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP,  fundador e CEO do 100 Open Startups, uma plataforma de conexão entre grandes empresas e startups, com mais de 800 companhias cadastradas procurando soluções e parcerias.

Rondani conta como se originou a Open Innovation Week, conhecida como Oiweek SciBiz, que terá a sua 11ª edição entre os dias 25 e 28 deste mês nas dependências da USP. “Ela nasceu de um grupo de gestores de inovação de grandes empresas que estavam interessados na questão de relacionamentos externos para fazer inovação. Na época, se falava muito da relação com as universidades, cientistas que tinham projetos que poderiam ser aproveitados.” Ele também afirma como o cenário, a partir dessa colaboração, mudou. “As empresas começaram a compartilhar, entre elas, práticas. Cerca de cinco anos depois começaram a colaborar para a construção de programas para fortalecer o ecossistema para que a open innovation pudesse ser aplicada de uma forma melhor para todos, gerando benefícios pela colaboração.”

Sobre o evento ocorrer na USP, Rondani diz que é uma importante parceria que liga diversos setores em busca da inovação. “Quando a gente fala de conteúdo que está sendo desenvolvido, a universidade, no caso específico, a USP, tem uma grande projeção, que muitas vezes leva muito tempo para ser conhecida pelo grupo empresarial. Em inovação, é importante que o mercado saiba do feito desde o começo, que ajude, oriente e eventualmente ofereça recursos e direcionamento para essas pesquisas. A grande expectativa é a aproximação em todas as etapas e pesquisas, trazendo a comunidade de inovação para o campus universitário, que é o mais fértil para a inovação”.

Fotomontagem Site Oiweek – Foto: Reprodução

A Oiweek SciBiz conta ainda com duas plataformas de ações de conexão: a 100 open Startups e a 100 Open Techs. “Ambas têm o mesmo método. A gente separou em duas porque, em uma, focamos a conexão das startups com o mercado e, ao mesmo tempo, criamos essa plataforma para conectar projetos de tecnologia, onde a tecnologia já está desenvolvida, mas, eventualmente, não tem um modelo de negócios. Dessa forma, o mercado acessa soluções já consolidadas por startups e soluções desenvolvidas com tecnologia. A gente aposta na colaboração entre empreendedores, cientistas e o mercado corporativo”, diz Rondani. Pelo site do evento, é possível encontrar as orientações para participar do Oiweek SciBiz.