O que significa startup?

Estudantes trabalham em iniciativas empreendedoras ainda dentro da universidade. (imagem: Mariana Arrudas)

Estamos cercados de startups. Muitos pensam que qualquer pequena empresa que esteja começando pode ser considerada uma, mas não é bem por aí. Nubank, iFood, Uber, Yellow são apenas alguns exemplos de startups e muitos de nós têm pelo menos um aplicativo dessas empresas instalado no celular. E todas elas foram ideias que um grupo de pessoas apostou e trabalhou em cima, pensando que renderia dinheiro.

“Existem muitas definições de startup, muita gente fala que startup é um lugar fun, divertido, que tem puffs e cachorros, em que todos trabalham juntos e tudo mais. Mas o conceito que levamos é o do Eric Ries, que escreveu o Startup Enxuta. Ele fala que startup é quando surge um negócio em um ambiente de extrema incerteza. Se formos dar um exemplo, quando a 99 e a Uber estavam surgindo, era um ambiente de extrema incerteza você pegar uma carona com uma pessoa desconhecida. Todo mundo falava ‘não pego carona com estranhos’ e acabamos entrando neste nível de incerteza. É daí que surge a palavra startup.” disse Caio Teixeira, membro do Núcleo de Empreendedorismo da USP.

O conceito que Caio explicou é o mais atual e o que mais satisfaz os investidores e especialistas sobre o assunto. Existe também quem defenda que uma startup é uma empresa com custos de manutenção baixos, mas que consiga crescer rapidamente obtendo lucros sempre maiores. Ainda falando sobre a definição, Caio apresentou outro conceito que consiste em uma startup ser algo escalável, que consiga criar operações dentro da empresa e, assim, crescer rápido.

Em suma, uma startup é uma empresa que trabalha com a incerteza, que tem uma nova ideia, e que, com pouco, consegue crescer e inovar, com processos escaláveis, para que assim se torne um case de sucesso, cada vez mais rápido. No Brasil existem 16 fundadores de startups unicórnios, sendo 10 formados pela USP.

 

Por Mariana Arrudas

VOCÊ PODE GOSTAR ...