Habits Incubadora-Escola do Campus Leste recebe prêmio ICE-BID

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), divulgou nesta quinta-feira a premiação dos projetos selecionados para receber financiamento, visando fortalecer o ambiente de negócios de impacto social no Brasil. Em dois anos, a iniciativa teve a participação de 45 aceleradoras e incubadoras de todas as regiões do país.

A primeira etapa dessa edição do programa teve início em dezembro de 2017 e a Habits Incubadora-Escola passou por todas as fases, ocorridas até o final de maio de 2018, incluindo mentoria de associados do ICE. Foram selecionados 10 (dez) empreendedores de todas as regiões do Brasil para apresentarem seus planos de ação para uma banca independente e a Habits foi aprovada pela região Sudeste. Os cinco vencedores receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000 para apoiar a implementação do plano de ação, mentoria de associados do ICE e vouchers de serviços do Sebrae.

A Habits Incubadora-Escola está sediada na USP campus Capital área Leste, e possui uma estrutura vinculada à Agência USP de Inovação – AUSPIN, com funcionamento estreitamente ligado à comunidade da EACH e seu entorno (Zona Leste da capital). A Habits iniciou formalmente suas atividades em 08 de fevereiro de 2012, já tendo, nesta ocasião, algumas ações em andamento desde 2011, com a pré-residência de seis negócios de discentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH.

A Incubadora Tecnológica e Social da USP tem demonstrado ser um equipamento com grande potencial para se tornar um canal de interlocução da universidade com a sociedade. Voltada para o aspecto tecnológico com forte vertente social, tem o suporte de professores e alunos da USP, que atuam diretamente em sua gestão e desenvolvimento, fazendo a interlocução dos conhecimentos produzidos na universidade para os empreendedores dos projetos selecionados.

A Profa. Luciane Meneguin Ortega, idealizadora e gestora da Habits Incubadora-Escola, destaca que a Habits tem por propósito auxiliar na disseminação do empreendedorismo e no desenvolvimento de novas empresas até poderem sobreviver sozinhas no mercado. Além de ampliar a chance de sucesso e a competitividade de novas iniciativas, a Incubadora possibilita a criação de novas tecnologias gerando inovações para a sociedade, o desenvolvimento da ciência, o aumento da geração de empregos qualificados na região da Zona Leste de São Paulo e Cone Leste Paulista, contribuindo também com o crescimento da economia.

“Essa premiação é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe”, afirma Bruno Trivelatto, que auxilia na gestão da Habits, aluno do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA-USP e egresso do curso de Sistemas de Informação da EACH-USP.

Mais informações podem ser obtidas com no site da incubadora: www.incubadorahabits.com.br