Exceções

Projetos de PD&I desenvolvidos sem a definição das regras de propriedade, gestão e exploração de propriedade intelectual.

Algumas vezes o convênio ou o contrato assinado, especialmente com centros de pesquisa internacionais, não estabelece as regras de propriedade, gestão e exploração de propriedade intelectual geradas, e é necessário a assinatura de termo específico tratando sobre o tema para que a propriedade intelectual possa ser protegida e posteriormente explorada. Nossa equipe conduz este processo até sua assinatura.

Outras vezes, em decorrência da cultura existente, as pesquisas são realizadas de forma colaborativa sem a adequada formalização através de um convênio ou contrato, este fato pode trazer graves consequências, em especial, para a definição das condições de gestão, compartilhamento e exploração dos resultados da pesquisa. Nossa equipe está capacitada a atuar nestes casos tendo como referência o relatório do grupo de trabalho criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa para o tema (clique aqui  e veja o relatório).