USP inaugura posto do Sebrae Aqui e ‘Institutional Affairs Bureau’ do Distrito de São Paulo

Evento marca novas iniciativas de fomento a inovação na universidade

Representantes do Distrito, Sebrae-SP e USP participam da celebração – Foto: Julia Martins/AUSPIN

Na segunda-feira, 14, foram inaugurados o posto Sebrae Aqui USP Butantã e o Institutional Affairs Bureau do Distrito de São Paulo. A solenidade foi realizada no espaço IRIS, no segundo andar do Inova USP.

O posto do Sebrae Aqui será focado na inovação, com o objetivo de fomentar ações de desenvolvimento de startups e empreendimentos dentro da universidade. A nova unidade também vai fortalecer atividades entre a USP e o Sebrae e atuará em disciplinas de empreendedorismo.

O coordenador da Agência USP de Inovação, Luiz Henrique Catalani agradeceu a presença expressiva do público e comemorou a parceria entre a Universidade e o Sebrae. “A nossa história de colaboração com o Sebrae começou há muito tempo e agora temos um escritório do Sebrae Aqui, que fortalece um convênio histórico e muito maior entre as instituições”, afirmou.

Catalani discursa aos presentes – Foto: Julia Martins/AUSPIN

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, disse que a inauguração foi um passo importante para fortalecer o impacto das ações do Sebrae em um polo de conhecimento como a USP. “O empreendedorismo é indissociável da universidade. Muitos graduandos e pós-graduandos irão empreender com os resultados de suas pesquisas. Por isso, vamos trazer o Sebrae para fortalecer nossas deep techs, ativos muito importantes para a nação”.

Expansão

“As conexões são como uma rede neural, viva”, afirmou André Carlos Busanelli de Aquino, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do estado de São Paulo. Ele explicou que o Intitutional Affairs Bureau do Distrito de São Paulo é um ponto de referência para delegações estrangeiras, fundos soberanos e outros distritos que visitem a USP e tenham interesse em firmar parcerias e programas.

Busanelli ainda destacou que o Distrito é feito por pessoas que trabalham juntas por um propósito e acreditam na mudança por meio da inovação. “A USP é uma potência, ninguém tem dúvida disso. Quando nos unimos, temos uma superpotência. Aqui, temos a capacidade de trabalhar e solucionar os problemas complexos da sociedade”, disse.

A importância da integração entre os setores produtivos e a universidade foi ressaltada pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de São Paulo, Vahan Agopyan. “O Distrito é uma ideia que se consolidou durante a pandemia, que foi terrível, mas nos ensinou, na área acadêmica, a importância de se trabalhar em conjunto. Em parceria, conseguimos em poucos meses resultados que demorariam vários anos”, pontuou.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr., afirmou que a USP é reconhecida no Brasil e no mundo pela sua capacidade de ensino, pesquisa e extensão, mas também precisa ser reconhecida pela capacidade de formar pessoas com capacidade inovadora. “A USP está se preparando para ser um vetor de desenvolvimento da sociedade. Essas pessoas que vão formar empresas em São Paulo e no Brasil, formar unicórnios e mudar nossa ciência e tecnologia”, disse.

“Queremos fazer uma inovação com cocriação. Queremos que esse conhecimento seja gerado em conjunto. Para isso, temos que ter outras iniciativas e precisamos trazer o ecossistema do Sebrae e o Distrito para dentro da Universidade”, completou o reitor.

 

 

Por Julia Martins*

*Estagiária sob supervisão de Ronaldo Nina

VOCÊ PODE GOSTAR ...