A partir de dados reais, alunos montam e gerenciam empresa

Disciplina de Planejamento e Controle Financeiro da FEA prepara estudantes para tomada de decisões

Durante um semestre, alunos da FEA precisam gerenciar uma empresa a partir de dados reais – Foto: Mariangela Castro

“Os alunos não querem mais apenas ficar sentados ouvindo um professor falar. Estamos propondo aqui uma nova metodologia de ensino, a proposta é inovar cada vez mais.” É o que acredita a professora Liliam Sachez Carrete, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo. Ela é docente da disciplina Planejamento e Controle Financeiro, oferecida aos alunos no quinto semestre do curso de Administração.

As aulas ocorrem no Laboratório de Ensino de Decisões em Negócios, que surgiu a partir de um edital feito pela Reitoria da USP, em 2012. Durante os seis  meses de curso, os alunos desenvolvem todo o modelo financeiro de uma empresa fictícia, mas inserida em cenário real.

Nas primeiras aulas, aprendem a avaliar uma empresa, estudam investimento, diferenças de taxas de juros, custos de capital etc. Depois, inicia-se todo o processo de cálculo a respeito do que é necessário para abrir esse negócio: seus resultados, lucros, balanço, empréstimo. A disciplina envolve planejamento de vendas, de compras de matérias-primas, de estoque, de custos operacionais, custos indiretos, recursos e mão de obra.

Após montar o planejamento, os estudantes realizam o fluxo de caixa e demonstração de resultados. Analisam quanto a empresa vendeu, qual foi a receita bruta, o lucro líquido – tirando os impostos – e até qual foi o prejuízo. Todos esses cálculos são feitos em uma planilha de Excel montada pelos próprios alunos ao longo do curso.

“Montar uma organização financeira é muito difícil, como você faz isso? O que isso quer dizer? O que você pode errar e o que não? Quais são os cenários que influenciam a diferença dos resultados? Como se proteger e se prevenir? Você pode ser mais conservador e mais arriscado. Cada aula é algo novo”, conta Michel Juelss, que cursou a disciplina no primeiro semestre deste ano.

Ele ressalta que a aula no laboratório é fundamental. “Não tem como calcular o valor de uma empresa na mão. Você até pode fazer isso em casa, para aprender, mas estudando os conceitos no Excel, com computadores, podemos fazer a aula produzir muito mais, aumentar a complexidade das análises, ser mais realistas”. Michel acredita que, ao final do semestre, já tem base para entender todas as informações que uma empresa o fornece.

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