Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos promove simpósio sobre pesquisa e inovação em universidades

No dia 25 de março, acontecerá o Simpósio Pesquisa e Inovação orientadas por missões: o papel dos ecossistemas universitários. Organizado pelo pesquisador Ruy Sardinha Lopes, o evento faz parte do Programa “Ano Sabático”, oferecido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. As atividades serão realizadas das 14h às 20h no Anfiteatro Jorge Caron da USP em São Carlos. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O simpósio parte do pressuposto de que as universidades de excelência possuem um papel cada vez mais estratégico na geração de conhecimento. Por isso, é fundamental que se indague sobre quais valores, propósitos e interesses estruturam suas políticas de pesquisa e inovação em um momento marcado pelo fracasso socioambiental dos modelos de desenvolvimento hegemônicos e pela urgência de abertura de novos horizontes mais equânimes e sustentáveis.

Para participar é necessário se inscrever pelo site até dia 21 de março. Além da participação presencial, é possível acompanhar pela transmissão simultânea no canal do YouTube do IEA Polo São Carlos.

Programação

O simpósio está estruturado em uma mesa de abertura, duas mesas temáticas e uma conferência final.

A abertura do evento terá a presença de Paulo Alberto Nussenzveig, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP; Raul Gonzalez Lima, Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Inovação da USP; Guilherme Ary Plonski, representante da diretoria do IEA-USP/SP; Elisabete Moreira Assaf, coordenadora do IEA-USP Polo São Carlos e Ruy Sardinha Lopes, pesquisador Ano Sabático IEA-USP (2024).

A primeira mesa tem como tema Pesquisa e Inovação orientadas por missões nas Universidades. A discussão contará com a participação de: Caetano C. R. Penna, diretor no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e professor em Economia Industrial e Tecnológica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Maria Beatriz Machado Bonacelli, professora do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Guilherme Ary Plonski, professor sênior da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP) e do IEA-USP.

A mediação será feita por Mirlene Simões, secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vice-coordenadora do Comitê de Pesquisa Gênero e Sexualidade da Sociedade Brasileira de Sociologia.

A mesa seguinte traz à tona a discussão Ecossistemas de inovação universitários e seus impactos no desenvolvimento local e regional. Será composta por Carolina Bagattolli, professora do Departamento de Economia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Maria Terezinha Serafim Gomes, professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Estudos Regionais (NUPERG) e Ana Lúcia Torkomian, professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e presidente do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC).

A mediação da mesa fica por conta do professor Tito Bonagamba, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), membro das Academias de Ciências da América Latina e do Estado de São Paulo e coordenador do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo – InovaUSP, complexo de São Carlos.

Já a conferência final, nomeada Os sistemas nacionais de pesquisa e inovação e os desafios do Brasil no século XXI, será proferida por José Eduardo Cassiolato, professor da UFRJ, diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e secretário geral de Globelics – Global Research Network on the Economics of Learning, Innovation and Competence Building Systems. A mediação será realizada por Glaucius Oliva, professor sênior do  IFSC-USP e coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Mais informações:

Site: https://sc.iea.usp.br/simposioinovacao2025/

E-mail: ieasc@sc.usp.br

Telefone: (16)3373-9177