Auspin e universidade francesa IAE Lyon promovem jornada de conhecimento sobre inovação e empreendedorismo

A Agência USP de Inovação, em parceria com a University Jean Moulin Lyon 3 – IAE Lyon School of Management, realizou o evento Entrepreneurship and Innovation Learning Expeditions, de 10 a 14 de fevereiro. A iniciativa promoveu o intercâmbio de conhecimento entre estudantes, pesquisadores e professores do Brasil e da França, com foco na comparação dos ecossistemas de inovação dos dois países e a exploração de oportunidades para startups universitárias.

Durante a programação, os participantes integraram palestras, estudos de caso e visitas técnicas a centros de inovação da USP, como CIETEC (incubadora de startups vinculada ao IPEN/USP), RCGI (Centro de Pesquisa em Gás Natural e Energias Renováveis), Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI), C4AI (Centro de Inteligência Artificial), BRIDGE (Gestão de Ecossistemas para Transições Sustentáveis) e Fábrica do Futuro (espaço dedicado a tecnologias emergentes da industria 4.0), além de interações com programas de aceleração de startups, iniciativas empreendedoras da universidade e com as startups participantes da Residência em Inovação do NIDUS. Também ocorreu uma aproximação e bate-papo para apresentação das ações de estímulo e fomento do empreendedorismo e inovação promovidos por agentes como: Sebrae, FEA ANGELS e Fapesp.

Além da presença de estudantes e pesquisadores da FEA, ao longo da semana, os estudantes e pesquisadores da IAE Lyon participaram de um curso, no período da manhã, promovido pela FEA , que contou com a participação e integração com estudantes do MPE (Mestrado Profissional em Empreendedorismo) da FEA e do NIDUS. Durante as tardes, o Inova USP foi espaço de networking, realização de pitchs com startups e maior aproximação entre estudantes, pesquisadores e professores de ambas as universidades.

Durante cinco dias, o evento proporcionou uma imersão prática no ecossistema de inovação da USP e participação dos alunos da IAE Lyon em aulas ministradas por especialistas brasileiros e franceses, reunindo também empreendedores e pesquisadores, em discussões sobre temas como gestão estratégica, inovação frugal, saúde mental empreendedora e inovação racial no Brasil, assim como políticas de fomento ao empreendedorismo. Foram realizadas aproximadamente 20 apresentações e sessões de pitch, destacando startups e projetos inovadores da USP. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de incubadoras e laboratórios de ponta, aprofundando sua
compreensão sobre o impacto da inovação acadêmica na sociedade.

Encerrando a programação, uma reunião estratégica entre coordenadores e professores discutiu as semelhanças e diferenças entre os ecossistemas de inovação do Brasil e da França, apontando oportunidades para parcerias internacionais. O evento não apenas fortaleceu a cooperação acadêmica entre as instituições, mas também fomentou conexões para futuros projetos conjuntos, consolidando a importância da internacionalização para o avanço da inovação universitária.

O evento contou com a colaboração de especialistas e docentes da USP: Profs Drs.: Andrea Balan, Graziella Maria Comini, Leonardo Gomes, Liliam Carrete, Marcelo Pedroso, Mateus Gerolamo, Matheus Graciani, e o Pró-reitor adjunto de Inovação Prof. Dr. Raul Gonzalez Lima; de docentes da IAE Lyon: Profs. Noémie Dominguez, Caroline Hussler, Didier Bensadon, Stephanie Koutny e Stephane Marion, além de membros e do coordenador da Auspin, Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani.