USP premia docentes com trajetória pela inovação

Com presença do reitor e pró-reitor de pesquisa, Prêmio USP – “Trajetória pela Inovação” foi entregue a cinco professores

Foto: AUSPIN

Aconteceu na quinta feira, 23 de agosto, no auditório do Instituto de Eletrotécnica e Meio-ambiente (IEE) a entrega do Prêmio USP – “Trajetória pela Inovação”, uma iniciativa conjunta da Reitoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Agência USP de Inovação.  O Prêmio visa reconhecer e valorizar as ações dos professores da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do País.

A ideia é reconhecer a excelência existente na Universidade de São Paulo, especialmente nas contribuições marcantes para o desenvolvimento de inovação, desenvolvimento científico e impacto socioeconômico”, afirmou o Pró-reitor de Pequisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Além de reconhecimento pelos êxitos na área de inovação, o prêmio também visa a democratização do conceito para a sociedade e a ampliação deste. “Os laureados de hoje, reconhecidos nacional e internacionalmente, têm logrado êxito em transferir, transladar e democratizar esse conhecimento” afirmou o Vahan Agopyan, Reitor da Universidade.

Buscar essa interação e transferir nosso conhecimento para ela é algo reconhecido dentro da Universidade de São Paulo” complementou o Coordenador da Auspin, Antonio Carlos Marques.

A escolha dos laureados se deu por uma pré-seleção interna, dentro dos colegiados das unidades de ensinos e de estudos especializados. A partir disso, uma comissão do conselho de pesquisa escolheu os cinco professores dentro de uma lista inicial de quarenta e três.

O prêmio foi entregue, em sua primeira edição, à: Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicações e Artes (ECA); Kazuo Nishimoto, da Escola Politécnica (Poli); Marcelo Britto Passos Amato, da Faculdade de Medicina (FM); Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC); José Roberto Postali Parra, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

O prêmio também foi entregue In Memorian para Horácio Carlos Panepucci, antigo professor titular do IFSC, no qual seu filho, Roberto Panepucci, recebeu a homenagem.

 

Ismar Soares (ECA)

O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto (à esq.), e o professor da ECA, Ismar de Oliveira Soares.
Foto: AUSPIN

De acordo com Ismar Soares, o prêmio representa muito para a Escola de Comunicação e Artes. “Eu entendo que esse prêmio efetivamente foi merecido, não pela pessoa do professor Ismar, mas pelo fato de uma unidade da USP ter feito uma grande pesquisa na América Latina, identificando como os especialistas na interface de comunicação estavam agindo” complementou o professor.
Os pesquisadores, que formaram o conceito de Educomunicação, foram chamados pela Prefeitura de São Paulo para reduzir a violência nas escolas. Sendo categorizado como política pública pelo Ministério da Educação, o conceito de Educomunicação é um curso desde 2009 na Universidade.

 

Kazuo Nishimoto (POLI)

A diretora da Poli, Liedi Légi Bariani Bernucci, e o professor Kazuo Nishimoto
Foto: AUSPIN

Coordenador geral dos Tanques de Prova Númerico (TPN), ele trabalha na mistura de engenharia e ciências básicas. Kazuo chegou a afirmar que a forma de pesquisa ainda pode ser mais inovadora, tendo como base a colaboração das áreas.
“A pesquisa científica precisa ser colaborativa porque os sistemas e a sociedade ficam mais complexos. Não se pode ficar separando exatas, biológicas e humanas. É necessário ter um trabalho de pesquisa que desenvolva em conjunto para desenvolver tecnologias que atendam efetivamente às necessidades da sociedade”, afirmou.

 

Marcelo Britto Passos Amato (FMUSP)

O diretor da Faculdade de Medicina, José Otávio Costa Auler Junior (à esq.), entregou o prêmio ao professor Marcelo Britto Passos Amato.
Foto: AUSPIN

Médico pneumologista do Hospital das Clínicas e professor da universidade, o professor foi responsável por diversas pesquisas para evolução no tratamento pulmonar. A principal é a Tomografia de Impedância Elétrica, capaz de monitorar a real condição dos pulmões e que está sempre sendo aperfeiçoada para o melhor tratamento dos pacientes.

 

Glaucius Oliva (IFSC)

 

Glaucius Oliva (à dir.) recebeu o prêmio das mãos do diretor do IFSC, Vanderlei Bagnato.
Foto: AUSPIN

Coordenador de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade em Fármacos, um dos Centros de pesquisa da Fapesp, Glaucius desenvolve pesquisas na área de biologia estrutural e química medicinal. O professor titular no Instituto de Física de São Carlos foi responsável pelo desenvolvimento de diversos fármacos, principalmente na área de doenças infecciosas.

 

José Roberto Parra (Esalq)

O diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, e o premiado José Roberto Postali Parra (à dir.)
Foto: AUSPIN

O professor esteve na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) por 44 anos, focando grande parte das pesquisas no controle biológico. Agora, após muitos anos de estudo o José Roberto enxerga um bom momento na sua área de pesquisa, com os conhecimentos sendo mais divulgados para o agricultor.
“É muito bom para nós da Esalq termos esse reconhecimento porque trabalhamos junto ao agricultor e buscamos sempre trazer informações e aplicações das nossas pesquisas” afirmou.

 

Horácio Carlos Panepucci(IFSC)

O reitor Vahan Agopyan (à esq.) entregou o prêmio in memoriam ao filho do professor Horácio Carlos Panepucci, Roberto Panepucci.
Foto: AUSPIN

Homenageado in memorian, trabalhou na área de imagem das ressonâncias magnéticas, o professor foi responsável por inserção médica das física, com Imagens e Espectroscopia por Ressonância Magnética (IRM), o que ajudou a desenvolver um sistema completo de IRM no Brasil, durante os anos de 1998 e 1999.
“Muito grato, claro. Faz 14 anos des que ele faleceu e ser reconhecido depois de tanto tempo é realmente uma lembrança de quão querido ele era e quão importante foi o trabalho que fez”, afirmou seu filho, Roberto Penepucci.