USP e Instituto de Tecnologia de Israel assinam acordo de cooperação

O documento foi assinado durante a visita do reitor da Technion, Peretz Lavie, à Universidade

O acordo de cooperação incentiva o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e outras atividades acadêmicas e culturais – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O reitor Vahan Agopyan e o reitor do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), Peretz Lavie, assinaram hoje, dia 13 de fevereiro, um acordo de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e outras atividades acadêmicas e culturais. A assinatura foi realizada durante a visita de Lavie ao prédio da Reitoria.

Entre as atividades previstas no documento estão o intercâmbio de docentes e pesquisadores, a elaboração conjunta de projetos de pesquisa, a organização de eventos científicos e culturais, o compartilhamento de informações e a realização de cursos e disciplinas.

Agopyan elogiou as iniciativas da Technion voltadas para a inovação e enfatizou que “a internacionalização é uma das nossas principais ferramentas para validar nossas pesquisas com parcerias com colegas estrangeiros e manter a qualidade dos nossos pesquisadores e dos nossos programas”.

Os dirigentes também discutiram , entre outros assuntos, os processos de avaliação institucional e as possibilidades de colaboração em pesquisas nas áreas como engenharia aeronáutica, medicina e energia.

Acompanharam a visita o vice-cônsul geral de Israel em São Paulo, Orni Ringer, e o presidente da Associação da Associação Technion Brasil, Shaul Shashoua. Pela USP, estiveram presentes os pró-reitores de Graduação e de Pós-Graduação, Edmund Chada Baracat e Carlos Gilberto Carlotti Jr.; o vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Guilherme Ary Plonski; e a assessora de Recepção Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Laura Patrícia Zuntini de Izarra.

Fundada em 1924 e com sede em Haifa (Israel), a Technion é uma das principais instituições de formação em Ciência e Tecnologia do mundo. Abriga 18 faculdades, sendo a maioria voltada para a engenharia e as ciências exatas.

No mesmo dia, após a visita à Reitoria, Peretz Lavie participou de uma palestra no IEA sobre o poder transformador das universidades e o exemplo inovador do Technion – Foto: Fernanda Rezende/IEA-USP

(Informações por Jornal da USP)