InovaUSP recebe a Startup World Cup Brazil 2024

A etapa brasileira sagrou a empresa gen-t como a grande campeã

Banner da etapa regional da SWC Brazil 2024 com os patrocinadores e apoiadores – Foto: AUSPIN

O Centro de Inovação da Universidade de São Paulo, o InovaUSP, sediou a Startup World Cup Brazil 2024, na última quinta-feira, dia 29 de agosto.

O evento contou com o financiamento da Futurum Capital e da Associação Endowment SempreFEA, além do apoio da Agência USP de Inovação. A professora Liliam Carrete, coordenadora do Núcleo de Apoio a Gestão Empreendedora (NAGE) e representante da competição no Brasil, também esteve presente.

Mais de 120 startups brasileiras se inscreveram e 40 foram selecionadas para as apresentações presenciais. As empresas expuseram seus projetos para investidores profissionais e empresários de Venture Capital e receberam mentorias. Depois de análise criteriosa, foram definidos os dez finalistas: Bioreset, DevPrime, gen-t, HapiSeeds, ImunoTera, ISGame, Mabe Bio, MatchIT, Orby e SleepUp.

A Prof. Liliam Carrete discursa para o público durante a competição – Foto: AUSPIN

 

A grande vencedora

Após deliberação do júri, a startup gen-t foi declarada vencedora da SWC Brazil 2024. Fundada por Lygia da Veiga Pereira, Doutora em Genética Humana pelo Mount Sinai Graduate School e professora titular de Genética Humana no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), a empresa surgiu do inconformismo dos cientistas com a pouca diversidade dos bancos genômicos mundiais. Sua proposta principal é a criação de um biobanco que contemple a diversidade e miscigenação da população brasileira, potencializando a inclusão de grupos negligenciados na medicina de precisão.

Integrantes da gen-t posam para fotos com o troféu da competição; no centro, a Prof. Lygia da Veiga Pereira – Foto: AUSPIN

A startup iniciou o recrutamento de voluntários em janeiro de 2023. Desde então, já conta com mais de dez mil ajudantes de todas as regiões do país. A gen-t espera mapear as variações genéticas presentes na população brasileira e identificar aquelas que impactam na saúde. Assim, será possível auxiliar os pesquisadores na criação de formas de detecção, tratamentos e medicamentos mais eficazes.

A grande campeã representará o Brasil na grande final da Startup World Cup, que acontecerá no dia 4 de outubro, em São Francisco, na Califórnia. O evento contará com a participação das vencedoras das outras etapas, realizadas em mais de cem países. 

 

Por: Julia do Nascimento Martins

        Estagiária sob supervisão de Ronaldo Nina