Semana de Computação do ICMC: hackathon, maratona para criar jogos e muito mais

Estão abertas as inscrições para a 22ª Semana de Computação (Semcomp22) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Serão 24 minicursos, 19 palestras e diversas outras atividades, com o objetivo de complementar a formação do aluno da área de computação, oferecendo contato com diversos temas atuais que nem sempre são abordados durante a graduação.

Além disso, haverá a tradicional feira de recrutamento, que permite aos participantes um contato direto com empresas de tecnologia da informação, aproximando os estudantes do mercado de trabalho. A iniciativa acontece de 28 de setembro a 4 de outubro e a expectativa é de que cerca de 700 estudantes participem do evento.
Todas as atividades são abertas ao público e, para participar, basta fazer a inscrição gratuitamente até 27 de setembro pelo site do evento. Quem deseja fazer minicursos precisa pagar uma taxa de inscrição. Para se inscrever em dois minicursos, por exemplo, a taxa é de R$ 30, sendo que, nos minicursos que acontecem à noite, terá prioridade de inscrição os alunos do curso de Sistemas de Informação do ICMC. Os participantes também podem adquirir o plano que dá acesso a todos os coffe-breaks do evento por R$ 50.
Destaques da programação – Tradicional na Semcomp, a Game Jam é um encontro de pessoas que desejam desenvolver sua criatividade e técnica criando jogos eletrônicos. Este ano, haverá um troféu para o grupo vencedor da maratona e uma premiação em dinheiro para cada integrante da equipe campeã.
Quem curte jogos também poderá participar da Gamenight, que contará com amistosos e competições de jogos com direito a prêmios e um luau para integração dos estudantes. Além do luau, haverá diversas atividades culturais, como um sarau e uma feira do livro.
A Semcomp contará, ainda, com um desafio de tecnologia, o Hackathon Datathon, organizado em parceria com o campus independente de inovação Onovolab. Será um desafio totalmente imersivo, em que os competidores terão 40 horas dentro do Onovolab para desenvolver soluções a partir de um problema proposto por uma empresa dentro da temática da análise de dados.
Outra novidade desta edição é a Semcomp Sustentável, na qual serão promovidas ações voltadas à preservação do meio ambiente, buscando estabelecer relações entre as áreas de tecnologia e sustentabilidade.
Promovida anualmente por alunos do ICMC que fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET Computação) e do grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG), a Semcomp é uma atividade obrigatória para os alunos dos cursos de Ciências de Computação e Sistemas de Informação do ICMC, cujas aulas ficam suspensas durante o evento. Os estudantes devem participar de pelo menos 70% das atividades gratuitas para obterem presença nas disciplinas.
Informações do site do ICMC